O interesse pelo estudo da Política Educacional no processo de formação do professor
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.012Abstract
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender o que pensam os acadêmicos sobre a oferta e sobre a relevância da disciplina Educação Brasileira e Organização das Políticas Públicas para o processo de formação docente de estudantes dos Cursos de Licenciatura de uma instituição pública federal de Ensino Superior brasileira. O estudo também pretendeu compreender o nível de interesse dos estudantes sobre as questões políticas e seu envolvimento e experiência na vida escolar em espaços coletivos de tomada de decisão. Participaram da pesquisa 52 estudantes oriundos dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Dança, Educação Física, Geografia, História, Música, Letras-Português/Francês, Letras-Português/Inglês, Letras-Português/Literatura, Matemática, Pedagogia e Química; e estudantes do Curso de Bacharelado em História.
Palavras-chave: Política Educacional. Ensino de Política Educacional. Formação de professors.
Metriken
Literaturhinweise
BENEVIDES, M. V. M. Educação para a democracia. Lua Nova, São Paulo, n. 38, p. 223-237, 1996. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451996000200011
FERRADA, D.; VILLENA, A.; DEL PINO, M. ¿Hay que formar a los docentes en políticas educativas? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 254-279, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/198053144740
FLACH, S.; MASSON, G. A disciplina de Política Educacional em cursos de formação de professores. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 16, n. 33, p. 205-220, jul./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v16i33.2850
GIOVINE, R. El oficio de enseñar política educativa: desplazamientos políticos y epistemológicos en los programas de formación docente universitaria en Argentina. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 451-476, jul./dez. 2016.
GOROSTIAGA, J. M. La formación de investigadores en el campo de la política educativa: una mirada regional. Revista de la Educación Superior, v. 46, n. 183, p. 37-45, 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/j.resu.2017.06.001
GUIMARÃES-IOSIF, R.; LIMEIRA, L. C.; SANTOS, A. V. O ensino de Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 85-106, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.13i1.0005
MAINARDES, J.; STREMEL, S.; ROSA, G. L. R. A pesquisa sobre a disciplina política educacional no Brasil: situação e perspectivas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 287-307, maio/ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.21573/vol33n22017.71495
MANCEBO, M. E. La enseñanza de Política Educativa en Uruguay: ¿acumulación incipiente o rezago? Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-15, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.014
MÁS ROCHA, E.; LIZZIO, G.; GIMÉNEZ, P. Leer, escribir y producir conocimiento en un programa de política educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-15, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.004
MENDES, V. Democracia participativa e educação: a escola e os rumos da escola pública. São Paulo: Cortez, 2009.
MIRANDA, E. ¿Investigadores y/o técnicos en política educativa? El dilema de origen. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 430-450, jul./dez. 2016.
MOREIRA, L. P.; IULIANELLI, J. A. S. Formação docente e ensino de Política Educacional em instituições de educação superior do Rio de Janeiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 854-873, out./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500857
PARO, V. H. O trabalho docente na escola fundamental: questões candentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42. n. 15, p. 586-611, maio/ago. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000200014
PERÃO, G. M. M.; LIMA, M. F. A disciplina de Política Educacional nos cursos de pedagogia: um estudo preliminar. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-14, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.017
PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de Políticas Educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 248-264, jul./dez. 2016.
STAKE, R. Estudos de caso em pesquisa e avaliação educacional. Educação e Seleção, São Paulo, n. 7, p. 5-18, jun. 1983.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. A disciplina Política Educacional em cursos de Pedagogia no Brasil: primeiras aproximações. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 17-18, p. 137-155, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41885
TELLO, C. La enseñanza de la Política Educativa y la formación de investigadores en el campo: entre las matrices históricas y la episteme de época. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 125-151, jan./abr. 2015.
TELLO, C. Reflexiones sobre la enseñanza de la política educativa y la formación de investigadores en el campo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 1017-1050, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao15
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.