O interesse pelo estudo da Política Educacional no processo de formação do professor

Autores

  • Valdelaine Mendes UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.012

Resumo

Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender o que pensam os acadêmicos sobre a oferta e sobre a relevância da disciplina Educação Brasileira e Organização das Políticas Públicas para o processo de formação docente de estudantes dos Cursos de Licenciatura de uma instituição pública federal de Ensino Superior brasileira. O estudo também pretendeu compreender o nível de interesse dos estudantes sobre as questões políticas e seu envolvimento e experiência na vida escolar em espaços coletivos de tomada de decisão. Participaram da pesquisa 52 estudantes oriundos dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Dança, Educação Física, Geografia, História, Música, Letras-Português/Francês, Letras-Português/Inglês, Letras-Português/Literatura, Matemática, Pedagogia e Química; e estudantes do Curso de Bacharelado em História.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Ensino de Política Educacional. Formação de professors.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdelaine Mendes, UFPel

Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Ensino. Atuação em Política e Gestão Educacional.

Referências

BENEVIDES, M. V. M. Educação para a democracia. Lua Nova, São Paulo, n. 38, p. 223-237, 1996. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-64451996000200011

FERRADA, D.; VILLENA, A.; DEL PINO, M. ¿Hay que formar a los docentes en políticas educativas? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 254-279, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/198053144740

FLACH, S.; MASSON, G. A disciplina de Política Educacional em cursos de formação de professores. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 16, n. 33, p. 205-220, jul./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v16i33.2850

GIOVINE, R. El oficio de enseñar política educativa: desplazamientos políticos y epistemológicos en los programas de formación docente universitaria en Argentina. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 451-476, jul./dez. 2016.

GOROSTIAGA, J. M. La formación de investigadores en el campo de la política educativa: una mirada regional. Revista de la Educación Superior, v. 46, n. 183, p. 37-45, 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/j.resu.2017.06.001

GUIMARÃES-IOSIF, R.; LIMEIRA, L. C.; SANTOS, A. V. O ensino de Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 85-106, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.13i1.0005

MAINARDES, J.; STREMEL, S.; ROSA, G. L. R. A pesquisa sobre a disciplina política educacional no Brasil: situação e perspectivas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 287-307, maio/ago. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.21573/vol33n22017.71495

MANCEBO, M. E. La enseñanza de Política Educativa en Uruguay: ¿acumulación incipiente o rezago? Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-15, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.014

MÁS ROCHA, E.; LIZZIO, G.; GIMÉNEZ, P. Leer, escribir y producir conocimiento en un programa de política educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-15, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.004

MENDES, V. Democracia participativa e educação: a escola e os rumos da escola pública. São Paulo: Cortez, 2009.

MIRANDA, E. ¿Investigadores y/o técnicos en política educativa? El dilema de origen. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 430-450, jul./dez. 2016.

MOREIRA, L. P.; IULIANELLI, J. A. S. Formação docente e ensino de Política Educacional em instituições de educação superior do Rio de Janeiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 854-873, out./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500857

PARO, V. H. O trabalho docente na escola fundamental: questões candentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42. n. 15, p. 586-611, maio/ago. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000200014

PERÃO, G. M. M.; LIMA, M. F. A disciplina de Política Educacional nos cursos de pedagogia: um estudo preliminar. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-14, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.017

PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de Políticas Educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 248-264, jul./dez. 2016.

STAKE, R. Estudos de caso em pesquisa e avaliação educacional. Educação e Seleção, São Paulo, n. 7, p. 5-18, jun. 1983.

STREMEL, S.; MAINARDES, J. A disciplina Política Educacional em cursos de Pedagogia no Brasil: primeiras aproximações. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 17-18, p. 137-155, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41885

TELLO, C. La enseñanza de la Política Educativa y la formación de investigadores en el campo: entre las matrices históricas y la episteme de época. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 125-151, jan./abr. 2015.

TELLO, C. Reflexiones sobre la enseñanza de la política educativa y la formación de investigadores en el campo. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 1017-1050, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416x.17.053.ao15

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

MENDES, V. O interesse pelo estudo da Política Educacional no processo de formação do professor. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–17, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12369. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos