Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJE) no Brasil: um estudo sobre as terminologias utilizadas nas pesquisas

Autor/innen

  • Patricia Lúcia Vosgrau de Freitas Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jefferson Mainardes Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0003-0401-8112

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21924.012

Abstract

Este artigo apresenta a definição do termo Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJE) e de cinco termos que são utilizados nas pesquisas sobre essa temática: a) Escola de Tempo Integral; b) Jornada Escolar Ampliada; c) Educação Integral; d) Educação de/em Tempo Integral; e e) Educação Integral em Tempo Integral. A caracterização terminológica foi definida a partir da catalogação de 704 teses e dissertações sobre PAJE, defendidas no período de 1992 a 2019. Concluiu-se que: a) há uma profusão de termos, os quais nem sempre são empregados de forma consistente nos relatórios de pesquisa; b) a clareza terminológica pode contribuir para pesquisas mais coerentes; e c) o termo PAJE possui uma amplitude que permite abarcar a variedade de temáticas que têm sido exploradas nas pesquisas sobre a ampliação do tempo destinado à educação de crianças e jovens na escola.

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Educação Integral. Ampliação da jornada escolar.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Patricia Lúcia Vosgrau de Freitas, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do PPGE-UEPG.

Veröffentlicht

2023-07-20

Zitationsvorschlag

FREITAS, P. L. V. de; MAINARDES, J. Políticas de Ampliação da Jornada Escolar (PAJE) no Brasil: um estudo sobre as terminologias utilizadas nas pesquisas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–15, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.21924.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/21924. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artículos