Políticas públicas de Educação Ambiental e formação de professores no Brasil: um estudo crítico
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.24876.009Resumo
Os fundamentos do materialismo histórico-dialético têm contribuído significativamente para a construção de uma compreensão crítica das diretrizes das políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil, possibilitando uma abordagem educativa voltada à transformação da realidade concreta e à emancipação dos sujeitos históricos. Relacionando-se aos caminhos interligados que a Educação Ambiental tem promovido na educação brasileira, torna-se pertinente discutir a formação docente no contexto educacional nacional. O objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar criticamente a evolução das principais políticas públicas de formação docente, partindo das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e concluindo com a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Busca-se, especificamente, interligar as políticas brasileiras de Educação Ambiental, seus marcos temporais e novas perspectivas de atuação no campo educacional. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, apoiada em pesquisa documental e bibliográfica. Para a revisão bibliográfica, utilizaram-se as bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), das quais foram selecionados artigos relevantes publicados nos últimos cinco anos (2020-2024). Conclui-se com a constatação da escassez de publicações sobre formação docente em Educação Ambiental, o que reforça a necessidade de aprofundamento em pesquisas sobre a temática.
Palavras-chave: Políticas públicas; Formação docente; Educação Ambiental.
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