Políticas públicas de Educação Ambiental e formação de professores no Brasil: um estudo crítico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.24876.009

Résumé

Os fundamentos do materialismo histórico-dialético têm contribuído significativamente para a construção de uma compreensão crítica das diretrizes das políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil, possibilitando uma abordagem educativa voltada à transformação da realidade concreta e à emancipação dos sujeitos históricos. Relacionando-se aos caminhos interligados que a Educação Ambiental tem promovido na educação brasileira, torna-se pertinente discutir a formação docente no contexto educacional nacional. O objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar criticamente a evolução das principais políticas públicas de formação docente, partindo das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e concluindo com a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Busca-se, especificamente, interligar as políticas brasileiras de Educação Ambiental, seus marcos temporais e novas perspectivas de atuação no campo educacional. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, apoiada em pesquisa documental e bibliográfica. Para a revisão bibliográfica, utilizaram-se as bases de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), das quais foram selecionados artigos relevantes publicados nos últimos cinco anos (2020-2024). Conclui-se com a constatação da escassez de publicações sobre formação docente em Educação Ambiental, o que reforça a necessidade de aprofundamento em pesquisas sobre a temática.

Palavras-chave: Políticas públicas; Formação docente; Educação Ambiental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Cibele Caetano Resende, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, Minas Gerais.

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Téléchargements

Publié-e

2025-08-26

Comment citer

RESENDE, C. C.; AQUINO, O. F. Políticas públicas de Educação Ambiental e formação de professores no Brasil: um estudo crítico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–15, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.24876.009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24876. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artículos