Fontes históricas para o estudo da reforma do ensino do Estado do Paraná (1920-1924)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.25827.014

Resumo

Este artigo investiga as políticas educacionais implementadas no início do Brasil republicano, com ênfase na reforma do ensino do Paraná conduzida por Cesar Prieto Martinez entre 1920 e 1924, analisando-a a partir de um conjunto de fontes históricas oficiais e não oficiais, como relatórios da Inspetoria Geral de Ensino, a revista O Ensino e registros da imprensa. Fundamentado nas contribuições de Thomas Popkewitz, especialmente no conceito de “ecologia da reforma”, e nas reflexões de Carlos Roberto Jamil Cury sobre o caráter contraditório das políticas educacionais, o estudo propõe compreender a reforma como um processo histórico e político marcado por disputas de poder, projetos de modernização e tentativas de racionalização do ensino público. A pesquisa evidencia que, ao mesmo tempo em que buscou alinhar a escola paranaense aos ideais republicanos de progresso, civismo, higienismo, alfabetização e racionalização do trabalho docente, a reforma de Martinez reproduziu tensões entre inclusão e exclusão, inovação e resistência. Ao analisar as fontes, observa-se que a reforma extrapolou o campo normativo, constituindo-se como experiência formativa permeada por condicionantes sociais, culturais e econômicos. O estudo reafirma a importância da crítica historiográfica e do trabalho com fontes diversas para compreender o sentido histórico das reformas educacionais e suas repercussões na constituição da escola pública brasileira.

Palavras-chave: Reformas de ensino. Cesar Prieto Martinez. Políticas educacionais. História da Educação. Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Mayer, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Ensino de História pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UEPG.

Jefferson Mainardes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2025-11-29

Como Citar

MAYER, E. A.; MAINARDES, J. Fontes históricas para o estudo da reforma do ensino do Estado do Paraná (1920-1924). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.25827.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25827. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artículos