Conceito de efeito de isolamento e análise das competências nas reformas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.22748.002Abstract
Este artigo trata de um estudo teórico e exploratório sobre as possibilidades do uso do conceito de efeito de isolamento, desenvolvido pelo filósofo marxista grego Nicos Poulantzas (1936-1979), para a análise da noção de competências nas reformas educacionais neoliberais, mais especificamente na Reforma do Ensino Médio (REM). O conceito de efeito de isolamento de Poulantzas auxilia a jogar luz no caráter individualista da formação das novas gerações, adaptadas a um cenário de crise estrutural que caracteriza esse período histórico. Esse caráter pode ser verificado na REM em vários aspectos: nas próprias competências advindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), replicadas na REM; na equivalência dos direitos e objetivos de aprendizagem às competências e habilidades; na ênfase no projeto de vida e no empreendedorismo. A tese defendida é que o efeito de isolamento como efeito mediado das competências retira dos sujeitos o horizonte de seu pertencimento à classe social, reduzindo a concepção de mundo à vida individual, aos próprios interesses e necessidades de competição para superar a crise, aprofundando, com isso, uma sociabilidade individualista. Nesse sentido, as competências subjetivas sobredeterminam as competências de conhecimentos, esvaziando, assim, o papel de formação humana da educação.
Palavras-chave: Efeito de isolamento. Reforma do Ensino Médio. Reformas educacionais. Neoliberalismo e educação. Nicos Poulantzas.
Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.