Entre os múltiplos “lá” e “cá”: a pluralidade e a transitoriedade da identidade etnocultural dos imigrantes italianos em Curitiba no final do século XIX
Palavras-chave:
História Cultural, História Regional, História da Imigração,Resumo
Este artigo almeja apresentar o caráter múltiplo e transitório da identidade dos sujeitos que migram. Nele procuramos, com base no debate pós-estruturalista, problematizar a questão da formação da identidade (i)migrante como um processo histórico e um fenômeno social, nos afastando da ideia de que as identidades são essencializadas e naturalizadas, ou seja, são rígidas e imutáveis. Para tanto, apoiamos a discussão que aqui apresentamos em uma série de conceitos e definições, não só de historiadores que seguem essa linha de pensamento, mas sobretudo de filósofos, antropólogos e sociólogos que apontam para o tema da construção da identidade em seus estudos sobre cultura e sociedade. Entre os estudiosos, que com seus apontamentos contribuíram para a construção do presente texto, podemos citar: Arendt, Candau, Cuche, Lesser, Prat I Carós, Sayad, Silva e Thomson. Nosso maior interesse em ampliar o debate sobre as características da identidade (i)migrante está diretamente ligado à investigação que fazemos sobre o processo de identificação dos imigrantes italianos que se estabeleceram na região de Curitiba no final do século XIX. Nessa direção, em um segundo momento, a fim de desenvolver um trabalho empírico, procuramos detectar quais representações de italianidade existiram entre os indivíduos pertencentes ao referido grupo étnico instalado na capital paranaense. Da mesma forma, buscamos evidenciar como esses sujeitos mantiveram sua identidade imigrante em deslocamento, ou seja, entre os múltiplos “lá” e “cá”, mesmo diante das representações étnicas identitárias fixas que eram impostas pelos grupos sociais com os quais estavam em contato.
Palavras-chaves: Pluralidade, Transitoriedade, Identidade Imigrante, Representação Identitária, Italianidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.