Mito e imaginário social: uma proposta de análise acerca da atuação da DOPS em relação ao PCB no norte do Paraná (1945-1953)
Palavras-chave:
História PolíticaResumo
O objetivo central deste trabalho é analisar as representações da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) frente à atuação dos militantes do Partido Comunista do Brasil (PCB) na região norte do Paraná no período compreendido entre o fim do regime estadonovista e a promulgação da Lei de Segurança Nacional (LSN) em 1953. Sendo a DOPS um órgão de controle social se levará em conta os mecanismos de repressão acionados pelo Estado, cujo objetivo era manter a ordem estabelecida. O período de 1945 a 1953, no estado do Paraná foi marcado pela efervescente organização dos trabalhadores rurais, sobretudo sintetizado na luta pela terra como foram os casos da Guerra de Porecatu, a Revolta do Sudoeste e por uma luta política cotidiana nas cidades sejam pelos debates políticos do final da Segunda Guerra, do processo de legalização do PCB e sua posterior proscrição ou dos constantes movimentos sociais urbanos. A atuação da polícia política neste período configura-se ainda pelo controle político-cultural ou de qualquer forma de expressão que signifique ameaça à ordem social estabelecida. A abordagem da pesquisa dará destaque à cultura política ressaltando o seu papel nas relações de poder, levando em conta as representações, valores, tradições e cultura dos atores sociais envolvidos nos movimentos. É intenção do trabalho, portanto, demonstrar que o período aqui discutido se tratou de um período contraditório, onde na teoria havia liberdade, mas na prática o poder do Estado inibia direitos de decidir e agir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.