Espetáculos de fantoches em Minas Gerais no final do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.29.23648Keywords:
History; Culture; Puppet Theater, Minas Gerais.Abstract
This article to analyze the history of the popular puppet theatre in the late 19th century in
Minas Gerais, Brazil, a period in which the structure of supply and commercial
consumption of shows in the region underwent a significant transformation. Although the
available evidence indicates that this type of scenic spectacle was not among the most
frequent, occupying a smaller social space than the theater or the circus, for example, it
was a very popular cultural tradition. For this very reason, puppet theaters sheds light on
relevant dimensions of popular historical preferences for cultural consumption.
References
BLUTEAU, Rafael. Vocabulario Portuguez e latino, v. 6. Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade, 1720.
BRESCIA, Rosana; LINO, Sulamita. O teatro de tradição ibérica na américa portuguesa na primeira metade do século XVIII: arquitectura e repertório. European Review of Artistic Studies, v. 4, n. 1, p. 31- 53, 2013.
D’OLIVEIRA, Géisa Fernandes; VERGUEIRO, Waldomiro. Humor na televisão brasileira: o interessante e inusitado caso do programa Os Trapalhões. Revista USP, n. 88, p. 122-132, 2010-2011.
DIAS Cleber; ROSA Maria Cristina (orgs). Histórias do lazer nas Gerais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2019.
DIAS, Cleber (org.). História das indústrias culturais em Minas Gerais. Campinas: Mercado de Letras, 2023.
DUARTE, Regina Horta. Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
FREIRE, Susanita. O fim de um Símbolo: Theatro João Minhoca - Companhia Authomatica. Rio de Janeiro: Achiamé, 2000.
FREIRE, Vanda Bellard. O mundo maravilhoso das mágicas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2011.
GOMES, Tiago de Melo. Um espelho no palco: identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
LIMA, Tania Andrade de. Pratos e mais pratos: louças domésticas, divisões culturais e limites sociais no Rio de Janeiro, século XIX. Anais do Museu Paulista, v. 3, p. 129-191, 1996.
MARZANO, Andrea; Melo, Victor Andrade de (orgs). Vida divertida: histórias do lazer no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.
MCCORMICK, John; PRATASIK; Bennie. Popular Puppet Theatre in Europe, 1800-1914. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
MELO, Victor Andrade de. Cidade divertida: entretenimentos no Rio de Janeiro do século XIX. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2022.
MENCARELLI, Fernando A. A voz e a partitura: teatro musical, indústria e diversidade cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). Tese (Doutorado em História Social). Universidade Estadual de Campinas, 2003.
NOGUEIRA JÚNIOR, João Martins. Uma história dos divertimentos do sul mineiro: Itajubá, Pouso Alegre e Campanha entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX (1891-1930). Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
OLIVEIRA, Milena Fernandes de. O mercado do prestígio: consumo, capitalismo e modernidade na São Paulo da Belle Époque (1890-1914). São Paulo: Alameda, 2015.
PESSOA, Ana. O Teatro de Bonecos na Belle-Époque carioca. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, v. 1, n. 3, p. 190-206, 2018.
RIO, João do. Vida Vertiginosa. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1911.
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.
SILVA, Antônio de Moraes. Dicionário da língua portuguesa recopilado de todos os impressos até o presente. 3º ed., v. 2, Typographia de M. P. Lacerda: Lisboa, 1823.
SOUZA, Silvia Cristina Martins de. As noites do Ginásio: teatro e tensões culturais na Corte, 1832-1868. Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista de História Regional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.