Espetáculos de fantoches em Minas Gerais no final do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.29.23648

Palavras-chave:

História, Cultura, Teatro de fantoches, Minas Gerais

Resumo

Esse artigo analisa a história do teatro de bonecos em fins do século XIX em Minas Gerais, período em que a estrutura de oferta e consumo comercial de espetáculos da região passou por uma relevante transformação. Embora as evidências disponíveis indiquem que este gênero de espetáculos cênicos não estava entre os mais frequentes, ocupando espaço social menor que o teatro ou o circo, por exemplo, assim mesmo, tratava-se de uma tradição cultural bastante popular. Por isso mesmo, o teatro com bonecos ilumina dimensões relevantes das preferências populares históricas de consumo cultural.

Biografia do Autor

Daniel Venâncio de Oliveira Amaral, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Estudos do Lazer pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (2016-2020). Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de São João del-Rei (2014-2016). Pós-graduado em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional (2015). Graduado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Divinópolis (2010-2012). Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Claretiano (2019-2021). É integrante do Grupo de Pesquisa em História do Lazer (HISLA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Januária. Possui experiência na área de História, Cultura e Lazer com ênfase nos seguintes temas: História dos Esportes, História do Lazer e História do Comércio Cultural. 

Cleber Dias

Doutor em Educação Física pela Unicamp. Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em
Estudos do Lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BLUTEAU, Rafael. Vocabulario Portuguez e latino, v. 6. Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade, 1720.

BRESCIA, Rosana; LINO, Sulamita. O teatro de tradição ibérica na américa portuguesa na primeira metade do século XVIII: arquitectura e repertório. European Review of Artistic Studies, v. 4, n. 1, p. 31- 53, 2013.

D’OLIVEIRA, Géisa Fernandes; VERGUEIRO, Waldomiro. Humor na televisão brasileira: o interessante e inusitado caso do programa Os Trapalhões. Revista USP, n. 88, p. 122-132, 2010-2011.

DIAS Cleber; ROSA Maria Cristina (orgs). Histórias do lazer nas Gerais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2019.

DIAS, Cleber (org.). História das indústrias culturais em Minas Gerais. Campinas: Mercado de Letras, 2023.

DUARTE, Regina Horta. Noites circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Tese (Doutorado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

FREIRE, Susanita. O fim de um Símbolo: Theatro João Minhoca - Companhia Authomatica. Rio de Janeiro: Achiamé, 2000.

FREIRE, Vanda Bellard. O mundo maravilhoso das mágicas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2011.

GOMES, Tiago de Melo. Um espelho no palco: identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.

LIMA, Tania Andrade de. Pratos e mais pratos: louças domésticas, divisões culturais e limites sociais no Rio de Janeiro, século XIX. Anais do Museu Paulista, v. 3, p. 129-191, 1996.

MARZANO, Andrea; Melo, Victor Andrade de (orgs). Vida divertida: histórias do lazer no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.

MCCORMICK, John; PRATASIK; Bennie. Popular Puppet Theatre in Europe, 1800-1914. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

MELO, Victor Andrade de. Cidade divertida: entretenimentos no Rio de Janeiro do século XIX. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2022.

MENCARELLI, Fernando A. A voz e a partitura: teatro musical, indústria e diversidade cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). Tese (Doutorado em História Social). Universidade Estadual de Campinas, 2003.

NOGUEIRA JÚNIOR, João Martins. Uma história dos divertimentos do sul mineiro: Itajubá, Pouso Alegre e Campanha entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX (1891-1930). Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

OLIVEIRA, Milena Fernandes de. O mercado do prestígio: consumo, capitalismo e modernidade na São Paulo da Belle Époque (1890-1914). São Paulo: Alameda, 2015.

PESSOA, Ana. O Teatro de Bonecos na Belle-Époque carioca. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, v. 1, n. 3, p. 190-206, 2018.

RIO, João do. Vida Vertiginosa. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1911.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.

SILVA, Antônio de Moraes. Dicionário da língua portuguesa recopilado de todos os impressos até o presente. 3º ed., v. 2, Typographia de M. P. Lacerda: Lisboa, 1823.

SOUZA, Silvia Cristina Martins de. As noites do Ginásio: teatro e tensões culturais na Corte, 1832-1868. Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.

Publicado

2024-10-14

Como Citar

VENÂNCIO DE OLIVEIRA AMARAL, D. .; DIAS, C. Espetáculos de fantoches em Minas Gerais no final do século XIX. Revista de História Regional, [S. l.], v. 29, 2024. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.29.23648. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/23648. Acesso em: 1 nov. 2024.