Quando uma vila do Império Português pede para tornar-se cidade (Moçambique, 1800)
Palabras clave:
História AdministrativaResumen
No ano de 1800 foi encaminhado para Lisboa um pedido de elevação da vila de Moçambique ao estatuto de cidade. A documentação produzida em razão desta solicitação revelou um quadro complexo, tratando-se de uma ação coordenada por distintas instâncias de poder domiciliadas na sede do governo da África Oriental Portuguesa. A ênfase na escrita do governador-geral, dos membros da câmara e do religioso nos mostraram, ao mesmo tempo, as suas expectativas quanto à mudança do estatuto da vila, as suas representações de cidade e as formas como cada um desses sujeitos se relacionava com as diferentes esferas integrantes do Império Português. Nesse sentido, procuramos realizar um exercício de compreensão de um tema (elevação de uma vila à categoria de cidade) dentro de escalas de análise que transitaram em termos locais (vila de Moçambique) e em um contexto global, delimitado pelas dinâmicas do Império Português.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.