A "MÍSTICA DO PIONEIRISMO", ANTÍDOTO CONTRA O SOCIALISMO: BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO, A REFORMA AGRÁRIA E O NORTE DO PARANÁ DOS ANOS 50 E 60
Palabras clave:
Paraná, Reforma Agrária, Colonização, Parana, agrarian reform, colonization.Resumen
Durante os anos 50 e 60, a região Norte do Paraná foi transformada por determinados setores políticos nacionais em modelo de reforma agrária adequado a pretensos interesses e inclinações do povo brasileiro. Tais formulações, as vezes diametralmente opostas àquelas discutidas no seio dos movimentos de trabalhadores rurais (e urbanos), implicavam, também, na construção de categorizações sociais relacionadas aos "pioneiros" da colonização regional. O ex-governador paranaense, deputado federal e ministro da agricultura, Bento Munhoz da Rocha Neto foi um dos grandes produtores e divulgadores daquela visão da região e seus habitantes. Neste artigo estuda-se algumas de suas posições e especula-se acerca de seus efeitos cognitivos sobre a assim-chamada opinião pública.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.