Las trayectorias (auto) biográficas de un profesor de historia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240021

Resumen

Este artículo se centra en las trayectorias vitales, formativas, laborales y de desarrollo profesional de un profesor de Historia, con el objetivo de comprender y analizar dichas trayectorias, considerando los diversos matices de las lentes teórico-metodológicas del enfoque (auto)biográfico en el ámbito educativo y en la constitución de la formación e investigación docente. Para ello, el artículo discutió literatura especializada para fundamentar propuestas de posibles comprensiones de las narrativas de los profesores, además de presentar extractos de narrativas de profesores. De este modo, el texto ha recorrido un proceso de reconocimiento de las experiencias, memorias y subjetividades del profesor en la interfaz con los aspectos colectivos del mundo social, llamando la atención sobre la propuesta de posibles investigaciones futuras.


Palabras-clave: Investigación (auto) biográfica. Formación de profesores. Desarrollo profesional.

Descargas

Métricas

Visualizações em PDF
64
Jun 10 '24Jun 13 '24Jun 16 '24Jun 19 '24Jun 22 '24Jun 25 '24Jun 28 '24Jul 01 '24Jul 04 '24Jul 07 '248
|

Biografía del autor/a

Caio Corrêa Derossi (UENF), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG) e em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela UniAmérica/Faculdade Descomplica. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação.

Publicado

2024-06-10