As trajetórias (auto) biográficas de um professor de história
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240021Resumo
O presente artigo se debruça nas trajetórias de vida, de formação, de trabalho e de desenvolvimento profissional de um professor de história, objetivando a compreensão e análise destes percursos, considerando as diversas nuances das lentes teórico-metodológicas da abordagem (auto) biográfica no campo educacional e na constituição da formação do professor e da pesquisa. Para tanto, o artigo empreendeu uma discussão com a literatura especializada para fundamentar as propostas de possíveis compreensões das narrativas do docente, bem como, a apresentação de excertos das narrativas do professor. Assim, o texto percorreu um processo de reconhecimento das experiências, memórias e subjetividades do professor em interface com os aspectos coletivos do mundo social, chamando atenção para a proposição de possíveis outras pesquisas.
Palavras-chave: Pesquisa (auto) biográfica. Formação docente. Desenvolvimento profissional.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 TEL Tempo, Espaço e Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.