“Acordamos escribir (en directo)”: Analistas-escritores con alumnos de una escuela pública de Fortaleza/CE

Analisadores-escreviventes com estudantes de uma escola pública de Fortaleza/CE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240016

Resumen

El artículo pretende abordar las contribuciones de la Escrevivência de Conceição Evaristo a una investigación-intervención sobre género CON alumnos de una escuela pública de la periferia de Fortaleza, Ceará. Discutimos analizadores desencadenados por la escrevivência, tales como: Rescate de la palabra, Denuncia, Desobediencia epistémica, Escritura del nosotros y Registro. De esta forma, la escrevivência proporcionó una vía posible para que los jóvenes contaran sus historias en oposición a la colonialidad.

Descargas

Métricas

Affichages PDF
211
Jun 10 '24Jun 13 '24Jun 16 '24Jun 19 '24Jun 22 '24Jun 25 '24Jun 28 '24Jul 01 '24Jul 04 '24Jul 07 '2420
|

Biografía del autor/a

Mayara Ruth Nishiyama Soares (UFC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC - (Bolsista CAPES). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Intervenções sobre Violências, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES-UFC) e do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). E-mail: mayararnishiyama@gmail.com

Luciana Lobo Miranda (UFC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, com estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França; estágio pós-doutoral no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA. Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFC).

João Paulo Pereira Barros (UFC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação. Bolsista Produtividade CNPQ.

Publicado

2024-06-10