MARCAS DA PASSAGEM DO TEMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA GERONTO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE NO SUL DO BRASIL

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Maria Cecília Antônia Godtsfriedt

Resumo

Uma das maiores conquistas culturais de um povo em seu processo de humanização é o envelhecimento de sua população, refletindo uma melhoria das condições de vida. De acordo com projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) “uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos
ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050”. Com esse cenário humano, o envelhecimento da população idosa desafia os espaços sócios educacionais nas Instituições Brasileiras de Ensino Superior- IES. O Núcleo de Estudos da Terceira Idade- NETI, da UFSC, desenvolve um
projeto de extensão, Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica- CFMAG, que há de duas décadas, no propósito de qualificar pessoas idosas em gerontologia, vem proporcionando novos conhecimentos, estimulando ao voluntariado junto a projetos sociais, e de modo especial, como esse idoso, esta se preparando para a sua velhice. O CFMAG tem sua grade curricular, pautada pela teoria
pedagógica dos Quatro Pilares da Educação, (Delors, 2000). Foi oportunizado, ao grupo de alunos uma reflexão sobre a perspectiva da passagem do tempo das suas vidas e como esse Tempo, refletir e dar significados junto as suas relações sociais e familiares. Assim na perspectiva dos Destinos traçados pelas influências míticas dos Deuses gregos Chronos e Kairós, os alunos foram levados a pensar sobre o curso de suas vidas frente ao envelhecimento. O pensar em envelhecer e o investimento na rotina de suas vidas foram pontos de discussões da experiência aqui relatada.

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Como Citar
GODTSFRIEDT, M. C. A. MARCAS DA PASSAGEM DO TEMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA GERONTO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE NO SUL DO BRASIL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 123–131, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.18i1.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11761. Acesso em: 7 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo