MARCAS DA PASSAGEM DO TEMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA GERONTO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE DA TERCEIRA IDADE NO SUL DO BRASIL
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Resumo
ou mais, e estima-se um crescimento para 1 em cada 5 por volta de 2050”. Com esse cenário humano, o envelhecimento da população idosa desafia os espaços sócios educacionais nas Instituições Brasileiras de Ensino Superior- IES. O Núcleo de Estudos da Terceira Idade- NETI, da UFSC, desenvolve um
projeto de extensão, Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica- CFMAG, que há de duas décadas, no propósito de qualificar pessoas idosas em gerontologia, vem proporcionando novos conhecimentos, estimulando ao voluntariado junto a projetos sociais, e de modo especial, como esse idoso, esta se preparando para a sua velhice. O CFMAG tem sua grade curricular, pautada pela teoria
pedagógica dos Quatro Pilares da Educação, (Delors, 2000). Foi oportunizado, ao grupo de alunos uma reflexão sobre a perspectiva da passagem do tempo das suas vidas e como esse Tempo, refletir e dar significados junto as suas relações sociais e familiares. Assim na perspectiva dos Destinos traçados pelas influências míticas dos Deuses gregos Chronos e Kairós, os alunos foram levados a pensar sobre o curso de suas vidas frente ao envelhecimento. O pensar em envelhecer e o investimento na rotina de suas vidas foram pontos de discussões da experiência aqui relatada.
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