A DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SOCIAL, PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Conteúdo do artigo principal

Giane de Souza Buoso
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Marcos Antonio dos Santos
Lucas Tagliari da Silva

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal analisar as produções acadêmicas sobre as práticas educativas de inclusão para pessoas com deficiências em projetos sociais que atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos em condição de vulnerabilidade social. [1]Os referenciais teóricos de análise utilizados foram os fundamentos da Educação Social, da Pedagogia Social e da Educação Não Formal. As diferenças dessas áreas também serão aprofundadas neste estudo. Nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas no Brasil, nas últimas décadas, têm sido inseridas discussões sobre atuação dos educadores sociais em contextos escolares e em ambientes considerados “não escolares”. Estes contextos são: o Terceiro Setor, as Organizações Não Governamentais, os Hospitais, os Assentamentos, os Presídios, as Instituições de Atendimento aos Adolescentes em Conflito com a lei, as Clinicas Psiquiátricas, as Casas de Acolhimento, os projetos de Contra Turno em escolas formais, dentre outros espaços. A metodologia desse projeto de pesquisa foi revisão de literatura sobre produções acadêmicas que abordam a questão da inclusão de pessoas com deficiências em projetos sociais na perspectiva da Educação Social, Pedagogia Social e Educação Não Formal. Espera-se que esse trabalho possa discutir as potencialidades da inclusão nos projetos sociais nessas diversas áreas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BUOSO, G. de S.; PAULA, E. M. A. T. de; SANTOS, M. A. dos; SILVA, L. T. da. A DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SOCIAL, PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 107–121, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.19i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12098. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Pedagogia Social