A DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SOCIAL, PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Conteúdo do artigo principal

Giane de Souza Buoso
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Marcos Antonio dos Santos
Lucas Tagliari da Silva

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal analisar as produções acadêmicas sobre as práticas educativas de inclusão para pessoas com deficiências em projetos sociais que atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos em condição de vulnerabilidade social. [1]Os referenciais teóricos de análise utilizados foram os fundamentos da Educação Social, da Pedagogia Social e da Educação Não Formal. As diferenças dessas áreas também serão aprofundadas neste estudo. Nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas no Brasil, nas últimas décadas, têm sido inseridas discussões sobre atuação dos educadores sociais em contextos escolares e em ambientes considerados “não escolares”. Estes contextos são: o Terceiro Setor, as Organizações Não Governamentais, os Hospitais, os Assentamentos, os Presídios, as Instituições de Atendimento aos Adolescentes em Conflito com a lei, as Clinicas Psiquiátricas, as Casas de Acolhimento, os projetos de Contra Turno em escolas formais, dentre outros espaços. A metodologia desse projeto de pesquisa foi revisão de literatura sobre produções acadêmicas que abordam a questão da inclusão de pessoas com deficiências em projetos sociais na perspectiva da Educação Social, Pedagogia Social e Educação Não Formal. Espera-se que esse trabalho possa discutir as potencialidades da inclusão nos projetos sociais nessas diversas áreas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
622
Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202643
|

Detalhes do artigo

Como Citar
BUOSO, G. de S.; PAULA, E. M. A. T. de; SANTOS, M. A. dos; SILVA, L. T. da. A DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SOCIAL, PEDAGOGIA SOCIAL E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 107–121, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.19i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12098. Acesso em: 8 maio. 2025.
Seção
Pedagogia Social