A prática pedagógica como fonte de conhecimento

Conteúdo do artigo principal

Leide Mara Schmidt
Mariná Holzmann Ribas
Marlene Araújo de Carvalho

Resumo

O pretendido no texto são algumas reflexões sobre a prática pedagógica, a partir do que se vem discutindo em publicações recentes, tendo como fio condutor a formação contínua dos professores. Isto está apresentado em três momentos: no primeiro, tenta-se discutir o conceito de prática na perspectiva dialética. Em seguida estabelecem-se duas diretrizes, já utilizadas por VEIGA (1989): a prática pedagógica repetitiva e a prática pedagógica reflexiva. No segundo momento, tece-se um panorama onde aparecem os problemas da educação e do ensino localizados na escola, que dificultam um trabalho participativo e coletivo. Ao mesmo tempo, chama-se a atenção para a exigência de um novo profissional capaz de responder aos desafios que a sociedade está a exigir. Finalmente, coloca-se a preocupação de educadores e estudiosos de vários países, inclusive do Brasil, sobre a necessidade de mudanças no trabalho docente.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,545
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202655
|

Detalhes do artigo

Como Citar
SCHMIDT, L. M.; RIBAS, M. H.; CARVALHO, M. A. de. A prática pedagógica como fonte de conhecimento. Olhar de Professor, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1332. Acesso em: 14 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>