Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública

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Mariná Holzmann Ribas
Teresa Jussara Luporini

Resumo

A investigação realizada se debruça sobre aspectos da formação contínua dos gestores no estado do Paraná, por sua busca individual ou determinada/oferecida pelo sistema educacional, e desenha um quadro teórico a partir de sua percepção sobre o processo de seleção, especialmente o ocorrido nos anos 2001-2002, como parte de uma trajetória de mais de 20 anos, na busca de alternativas para profissionalizar a atuação de gestores educacionais.A pesquisa apresenta dois eixos distintos: 1) a formação de profissionais do magistério, no caso os gestores, apontando saberes e práticas adotados como indicativos para a sua ação cotidiana; 2) procedimentos determinados pelo Sistema de Educação do Paraná, relativos à seleção de profissionais para atuarem na gestão escolar. O conhecimento produzido analisa a realidade educativa pela percepção de seus profissionais. O presente trabalho explicita o resultado de pesquisa exploratória que investiga a percepção de diretores das unidades escolares estaduais da Região dos Campos Gerais, os quais correspondem a 10% do universo total dos atores sociais inseridos na atividade de gerir as ações pedagógicas e administrativas de estabelecimentos de ensino paranaenses. Para construir um panorama sobre o processo de seleção de diretores no Estado do Paraná, a partir da percepção dos gestores das escolas estaduais, um ano após a realização da votação, foram levantados dados, a partir de um questionário, instrumento de coleta de dados constituído de questões abertas e fechadas, as quais versaram sobre os critérios e procedimentos adotados. O questionário foi enviado aos quarenta e sete (47) diretores selecionados e respondidos por quarenta e dois (42) deles.

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Como Citar
RIBAS, M. H.; LUPORINI, T. J. Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública. Olhar de Professor, [S. l.], v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

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