Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano

Conteúdo do artigo principal

Silvia Christina Madrid Finck

Resumo

O objetivo principal neste trabalho é focalizar alguns aspectos da Educação Física Escolar utilizando como referencial teórico uma das teorias que tratam do Desenvolvimento Humano, a Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner, interpretada e discutida pelo Profº Rui Jornada Krebs. Primeiramente evidencia-se alguns questionamentos que permeiam a Educação Física Escolar, os quais fazem parte da realidade que vivencia-se e das preocupações que se têm. Em seguida, aborda-se sobre o Desenvolvimento Humano, sua relação com o comportamento e seus principais princípios numa perspectiva ecológica. Dentre as teorias emergentes que tratam do Desenvolvimento Humano, optou-se pela Teoria Ecológica de Urie Bronfenbrenner para discutir algumas questões que permeiam a Educação Física Escolar. Dessa forma, situa-se a escola enquanto um microssistema, a aula de Educação Física como atividade molar, os diferentes papéis que são vivenciados pelas pessoas, principalmente o aluno, no ambiente da escola, assim como, as estruturas interpessoais que nela são estabelecidas. Algumas considerações são colocadas no término do trabalho não no sentido de concluir, mas de instigar outros questionamentos que envolvem o tema em questão e que possam vir a colaborar para seu enriquecimento.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
473
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202625
|

Detalhes do artigo

Como Citar
FINCK, S. C. M. Educação física escolar: uma leitura na concepção emergente do desenvolvimento humano. Olhar de Professor, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1338. Acesso em: 14 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Silvia Christina Madrid Finck, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino; Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física.