A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL (TERCEIRO E QUARTO CICLOS): ANÁLISE DO COTIDIANO DO PROFESSOR E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS NO ENSINO

Conteúdo do artigo principal

Silvia Christina Madrid Finck

Resumo

O presente artigo refere-se à síntese da Tese de Doutorado elaborada e defendida pela autora na Universidade de Leon, Espanha, no Programa de Ciência da Atividade Física e do Esporte, em março de 2006. O objeto da pesquisa é a análise do cotidiano pedagógico do professor de Educação Física, no Ensino Fundamental, terceiro e quarto ciclos, em algumas escolas públicas estaduais da cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná-Brasil. O objetivo geral da investigação é analisar e discutir algumas das interfaces do cotidiano escolar, com relação ao contexto que envolve o professor de Educação Física e seus alunos no espaço da Escola Pública. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo, a abordagem do estudo é qualitativa, de cunho etnográfico, descritiva, confrontada com a experiência vivida da pesquisadora. Através dos estudos empreendidos, pretende-se apontar questões relevantes, objetivando perspectivas de mudanças pedagógicas necessárias na busca de caminhos mais significativos e contribuições mais consistentes. A discussão e as conclusões do estudo apontam para a necessidade de reflexão, análise e transformação da prática pedagógica da Educação Física e do Esporte hoje realizada, para o que são apontadas possibilidades teórico-metodológicas no âmbito desse trabalho na escola e do processo de formação inicial e continuada de professores.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FINCK, S. C. M. A EDUCAÇÃO FÍSICA E O ESPORTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL (TERCEIRO E QUARTO CICLOS): ANÁLISE DO COTIDIANO DO PROFESSOR E PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS NO ENSINO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1478. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Silvia Christina Madrid Finck, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino; Metodologia e Prática de Ensino de Educação Física.