Prática corporal inclusiva e ludicidade na educação infantil: considerações sobre o professor e sua formação - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0012
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Resumo
Este artigo se caracteriza como uma revisão bibliográfica e tem por objetivo discutir aspectos relacionados à Educação Infantil numa perspectiva inclusiva. Para tanto, apontamos as atividades corporais como possibilidades e a ludicidade como meio para atender às diversidades dos alunos e suas potencialidades, na busca da construção do conhecimento e da formação humana. Refletimos, no texto, sobre o corpo como meio de expressão e aquisição de conhecimentos, através de um fazer pedagógico pautado na interação e sua contextualização na educação das crianças. Na sequência, discutimos sobre as práticas inclusivas na Educação Infantil; em seguida, evidenciamos aspectos relacionados ao corpo, ao movimento e à educação inclusiva na formação inicial do professor da Educação Infantil, destacando a necessidade de uma prática pedagógica contextualizada e da formação continuada na busca de soluções. Expomos também algumas ideias e posicionamentos acerca do processo de formação docente, que percebemos como insuficiente para atender às especificidades relacionadas à inclusão. Finalizamos o texto apresentando algumas considerações, a nosso ver relevantes, sobre a temática enfocada.
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