Enfrentamento do fracasso escolar: das práticas vivenciadas aos indicadores validados

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Maria José Bastos Martins
Marinê Fecci Batistão Leite
Róbison Benedito Chagas
Sandra do Rocio Ferreira Leal

Resumo

O presente texto trata da análise e avaliação do projeto extensionista: Enfrentamento do Fracasso Escolar na Educação Básica, o qual se deu a partir da organização coletiva e interdisciplinar dos partícipes do projeto, com o objetivo de trabalho constante e organizado no enfrentamento do fracasso escolar. O projeto é coordenado por professores de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia - Orientação Educacional e Letras. Participam professores e acadêmicos da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), das licenciaturas, professores, equipe técnico-pedagógica, funcionários, alunos e pais das escolas públicas que aderiram ao projeto numa prática de reflexão, ação, reflexão que, em sua operacionalização, se estende às modalidades de ensino, pesquisa e extensão. Dentre os indicadores validados nesta experiência pedagógica, pontuamos os seguintes: atitude interdisciplinar; interação Universidade / Educação Básica; ação organizada do coletivo escolar; postura político-pedagógica crítica e construtiva; produções científicas; metodologias alternativas; articulação entre ensino, pesquisa e extensão e construção do conhecimento.

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Como Citar
MARTINS, M. J. B.; LEITE, M. F. B.; CHAGAS, R. B.; LEAL, S. do R. F. Enfrentamento do fracasso escolar: das práticas vivenciadas aos indicadores validados. Olhar de Professor, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1353. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo