Enfrentamento do fracasso escolar: das práticas vivenciadas aos indicadores validados

Conteúdo do artigo principal

Maria José Bastos Martins
Marinê Fecci Batistão Leite
Róbison Benedito Chagas
Sandra do Rocio Ferreira Leal

Resumo

O presente texto trata da análise e avaliação do projeto extensionista: Enfrentamento do Fracasso Escolar na Educação Básica, o qual se deu a partir da organização coletiva e interdisciplinar dos partícipes do projeto, com o objetivo de trabalho constante e organizado no enfrentamento do fracasso escolar. O projeto é coordenado por professores de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia - Orientação Educacional e Letras. Participam professores e acadêmicos da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), das licenciaturas, professores, equipe técnico-pedagógica, funcionários, alunos e pais das escolas públicas que aderiram ao projeto numa prática de reflexão, ação, reflexão que, em sua operacionalização, se estende às modalidades de ensino, pesquisa e extensão. Dentre os indicadores validados nesta experiência pedagógica, pontuamos os seguintes: atitude interdisciplinar; interação Universidade / Educação Básica; ação organizada do coletivo escolar; postura político-pedagógica crítica e construtiva; produções científicas; metodologias alternativas; articulação entre ensino, pesquisa e extensão e construção do conhecimento.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
251
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202627
|

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS, M. J. B.; LEITE, M. F. B.; CHAGAS, R. B.; LEAL, S. do R. F. Enfrentamento do fracasso escolar: das práticas vivenciadas aos indicadores validados. Olhar de Professor, [S. l.], v. 2, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1353. Acesso em: 7 maio. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo