ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Conteúdo do artigo principal

Daniela Polli
Graziela Piccoli Richetti

Resumo

O presente trabalho propõe-se a investigar a presença dos indicadores de alfabetização científica na
abordagem do conteúdo de órgãos dos sentidos em livros didáticos de Ciências. O corpus de análise foi constituído
por quatro coleções de livros didáticos adotados pela rede municipal de ensino de Blumenau para a disciplina de
Ciências do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Objetivando averiguar a promoção da alfabetização científica
na aprendizagem, realizou-se uma pesquisa qualitativa para buscar indícios de textos, imagens, questionamentos
e esquemas que possam auxiliar o professor no desenvolvimento da alfabetização científica de seus alunos. Para
a análise do material, alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008) foram empregados
como critérios de análise. Desta forma, objetivou-se perceber a possibilidade de utilização desse material didático
como ferramenta para o desenvolvimento de AC nos estudantes. Pretende-se, com este estudo, auxiliar os
professores da rede pública na escolha do material didático a ser utilizado nas aulas do ano letivo subsequente e
apresentar possibilidades para o ensino dos órgãos dos sentidos na perspectiva da alfabetização científica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
POLLI, D.; RICHETTI, G. P. ÓRGÃOS DOS SENTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 182–198, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182. Acesso em: 14 ago. 2022.
Seção
Ensino das Ciências e da Matemática