LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO
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Resumo
No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.
Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componente
curricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise de
um texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a sua
potencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foi
analisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de
uma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.
Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagem
estatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica.
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