LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO

Conteúdo do artigo principal

Daiane Quadros de Oliveira
Roberta Schnorr Buehring

Resumo

No artigo se apresenta uma breve discussão sobre o uso do termo letramento na ciência e na estatística.
Advoga-se que os processos de aprendizagem da leitura, de maneira crítica, não se restringem a componente
curricular de Língua Portuguesa e devem ocorrer na escola de forma contextualizada. Realiza-se a análise de
um texto de divulgação científica da revista online Ciência Hoje das Crianças (CHC), a fim de identificar a sua
potencialidade no que tange ao letramento científico e estatístico no ensino de ciências e da matemática. O texto foi
analisado por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de
uma categoria a priori e uma emergente: linguagem matemática e estatística e relação entre ciência e tecnologia.
Dentre os resultados podemos destacar que o texto permite trabalhar com conceitos importantes à linguagem
estatística como média e intervalo; e permite problematizar compreensões sobre a atividade científico-tecnológica.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, D. Q. de; BUEHRING, R. S. LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS: OS LETRAMENTOS EM QUESTÃO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 227–240, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14186. Acesso em: 23 maio. 2025.
Seção
Ensino das Ciências e da Matemática
Biografia do Autor

Roberta Schnorr Buehring, Professora da rede municipal da Prefeitura Municipal de Florianópolis e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT- UFSC)

Professora da rede municipal da Prefeitura Municipal de Florianópolis e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em
Educação Científica e Tecnológica (PPGECT- UFSC)