PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Regiane Matozo Fernandes
Adriana Massaê Kataoka
Ana Lucia Suriani Affonso

Resumo

A presente pesquisa investigou a percepção de professores de Ciências e Biologia da educação básica
de três escolas públicas do estado do Paraná sobre as questões ambientais e as Diretrizes Curriculares Nacionais
da Educação Ambiental (DCNEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória. Utilizou-se de
entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de informações. Verificou-se que a dimensão mais
evidenciada pelos professores foi a pragmática. Em relação às DCNEA, os professores demonstraram falta de
aprofundamento em seu conteúdo, sem terem lido o documento na íntegra. Essas informações são preocupantes,
pois a falta de criticidade associada à temática ambiental pelos professores refletirá em suas práticas escolares.

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Como Citar
FERNANDES, R. M.; KATAOKA, A. M.; AFFONSO, A. L. S. PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 241–253, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14187. Acesso em: 14 ago. 2022.
Seção
Ensino das Ciências e da Matemática
Biografia do Autor

Adriana Massaê Kataoka, Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2010).

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2003), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais
pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal
de São Carlos (2010).

Ana Lucia Suriani Affonso, Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006)

Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Ecologia
e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade
Federal de São Carlos (2006)