O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Luiza Faria
Ivoni Freitas Reis

Resumo

O presente estudo visou investigar como o ensino da química é estabelecido em uma escola Waldorf no
Ensino Fundamental. Para isso, tomamos como ambiente de pesquisa, a escola Paineiras Waldorf, localizada na
cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os participantes foram dez alunos de uma turma do oitavo ano e a professora
responsável por ela. Foi observada a época de química do oitavo ano. As aulas foram gravadas em áudio, e foi
construído um diário de campo. Foram analisados os cadernos de anotações dos alunos sobre as aulas, sendo o
registro por fotografia. A entrevista semiestruturada foi realizada com os alunos e a professora da turma, sendo
gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados ocorreu através da Análise de Conteúdo.
Os resultados apontaram para um currículo baseado em eixos temáticos, uma abordagem contextualizada e
interdisciplinar dos saberes químicos, com valorização da arte e da experimentação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FARIA, F. L.; REIS, I. F. O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA WALDORF: POSSIVEIS OLHARES. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 266–280, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14189. Acesso em: 14 ago. 2022.
Seção
Ensino das Ciências e da Matemática