A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de licenciandos
de química durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), na qual o discente participa de
um processo completo de ensino: planejamento, implementação e reflexão sobre a prática, sobre o assunto de
reações redox. Para a análise dos dados, utilizou-se uma rubrica com elementos que representam o conteúdo
e as estratégias instrucionais nos três momentos distintos. Cada elemento foi classificado em limitado, básico,
proficiente ou exemplar. Dois pesquisadores analisaram nove relatórios finais da disciplina (k = 0,92). Os resultados
indicam que apesar dos futuros professores apresentaram desempenho limitado nos componentes do PCK, os ECS
são espaços que fornecem elementos para a construção do PCK. Além disso, aponta-se para a necessidade de
programas formação continuada, que forneçam subsídios para uma maturidade do conhecimento adquirido na
formação inicial.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.