A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO

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Luciane Fernandes de Goes
Keysy Solange Costa Nogueira
Carmen Fernandez

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de licenciandos
de química durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), na qual o discente participa de
um processo completo de ensino: planejamento, implementação e reflexão sobre a prática, sobre o assunto de
reações redox. Para a análise dos dados, utilizou-se uma rubrica com elementos que representam o conteúdo
e as estratégias instrucionais nos três momentos distintos. Cada elemento foi classificado em limitado, básico,
proficiente ou exemplar. Dois pesquisadores analisaram nove relatórios finais da disciplina (k = 0,92). Os resultados
indicam que apesar dos futuros professores apresentaram desempenho limitado nos componentes do PCK, os ECS
são espaços que fornecem elementos para a construção do PCK. Além disso, aponta-se para a necessidade de
programas formação continuada, que forneçam subsídios para uma maturidade do conhecimento adquirido na
formação inicial.

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Como Citar
GOES, L. F. de; NOGUEIRA, K. S. C.; FERNANDEZ, C. A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 326–335, 2019. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194. Acesso em: 14 ago. 2022.
Seção
Ensino das Ciências e da Matemática
Biografia do Autor

Luciane Fernandes de Goes, Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo – USP-SP. Professora de educação básica no estado de São Paulo

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo – USP-SP. Professora de educação básica no estado de São
Paulo

Keysy Solange Costa Nogueira, Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo – USP-SP. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo – USP-SP. Professora da Universidade Federal de Santa
Catarina.

Carmen Fernandez, Professora Livre Docente do Instituto de Química da Universidade de São Paulo – USP-SP

Professora Livre Docente do Instituto de Química da Universidade de São Paulo – USP-SP