Lembranças de escola na formação inicial de professores/as
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Resumo
Investigar as memórias dos/as alunos/as do curso de formação inicial de professores/as para conhecer suas experiências e lembranças significativas da escola foi o trabalho exercitado pela presente professora-pesquisadora, docente de um curso Normal Superior de uma faculdade privada do interior do Estado de São Paulo. As análises dos registros escritos elaborados pelos/as professores/as em formação apontaram que a escola tem sido vivida principalmente como espaço de encontro com os amigos, onde as confraternizações, festas, formaturas, amizades e brincadeiras e também o carinho de alguns professores têm maior importância do que as experiências com o conhecimento, com o estudo e a aprendizagem. Essas conclusões provocam algumas discussões e convidam os profissionais envolvidos com a formação de professores a uma reflexão importante, uma vez que se coloca para os cursos iniciais o enorme desafio de promover uma relação prazerosa com o conhecimento, com a leitura, com a escrita, com a necessidade de se encantar com o que não se sabe. Esse diálogo se propõe a discutir os depoimentos e as memórias dos/as professores/as em formação, as contribuições da escola básica, a questão da valorização do conhecimento no espaço escolar e o compromisso ético implicado no processo de aprender e ensinar.
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