A PRÁTICA DA SUPERVISÃO, NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA, SOB O OLHAR DOS AGENTES ESCOLARES E O PROBLEMA DA AÇÃO COMUNICATIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.167180

Conteúdo do artigo principal

Robson Carlos da Silva

Resumo

O artigo aborda a questão da Supervisão
Escolar, a partir das concepções e entendimentos que
os agentes escolares de uma escola pública estadual
de Teresina-PI possuem do trabalho e da importância
desse profissional na escola, suas ações e interações no
contexto escolar, tendo como fio condutor as ideias de
Habermas (1989), a respeito do Agir Comunicativo, cerceado
pelos estudos de Carvalho (1989), Braga (1999),
Cunha (1999) e Saviani (2000). O trabalho, fruto de
uma pesquisa qualitativa de campo, de natureza etnográfica,
aponta para a falta de entendimento, por parte
dos agentes entrevistados, sobre o papel do supervisor
escolar, ainda concebido como fiscalizador e controlador
do trabalho do professor, exatamente pela falta de uma
política de comunicação que articule as ações propostas
pelo supervisor escolar, e a prática de professores e a
direção da escola pesquisada.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
2,082
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202698
|

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, R. C. A PRÁTICA DA SUPERVISÃO, NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA, SOB O OLHAR DOS AGENTES ESCOLARES E O PROBLEMA DA AÇÃO COMUNICATIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.167180. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 167–1801, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i1.167180. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1568. Acesso em: 31 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo