A PRÁTICA DA SUPERVISÃO, NUMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA, SOB O OLHAR DOS AGENTES ESCOLARES E O PROBLEMA DA AÇÃO COMUNICATIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.167180
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Escolar, a partir das concepções e entendimentos que
os agentes escolares de uma escola pública estadual
de Teresina-PI possuem do trabalho e da importância
desse profissional na escola, suas ações e interações no
contexto escolar, tendo como fio condutor as ideias de
Habermas (1989), a respeito do Agir Comunicativo, cerceado
pelos estudos de Carvalho (1989), Braga (1999),
Cunha (1999) e Saviani (2000). O trabalho, fruto de
uma pesquisa qualitativa de campo, de natureza etnográfica,
aponta para a falta de entendimento, por parte
dos agentes entrevistados, sobre o papel do supervisor
escolar, ainda concebido como fiscalizador e controlador
do trabalho do professor, exatamente pela falta de uma
política de comunicação que articule as ações propostas
pelo supervisor escolar, e a prática de professores e a
direção da escola pesquisada.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.