Propostas para a educação especial em tempos de pandemia: exclusão escancarada

Conteúdo do artigo principal

Kamille Vaz
https://orcid.org/0000-0003-2277-929X
Liliam Guimarães de Barcelos
https://orcid.org/0000-0003-1154-5084
Rosalba Maria Cardoso Garcia
https://orcid.org/0000-0003-3260-6982

Resumo

Nesse artigo buscamos discutir as propostas para a educação especial no contexto de pandemia causada pela COVID-19. Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do materialismo histórico e dialético, analisamos documentos internacionais e nacionais que propõem alternativas de ensino não presencial para os estudantes da educação especial. Verificamos a participação de organizações multilaterais na difusão de novas formas de produzir educação no mundo e na construção do consenso de que, no Brasil, o ensino remoto é a única forma de adequar o calendário escolar neste contexto. Constatamos que as recomendações para a educação dos estudantes da educação especial não diferem das propostas para o ensino presencial já difundidas pelas políticas educacionais, embora reconheçam que esses estudantes não se beneficiam das soluções à distância. Concluímos que as propostas para a educação especial no período da pandemia escancaram a exclusão do acesso ao conhecimento científico, que permeia, historicamente, a educação desses grupos de estudantes.

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Detalhes do artigo

Como Citar
VAZ, K.; BARCELOS, L. G. de; GARCIA, R. M. C. Propostas para a educação especial em tempos de pandemia: exclusão escancarada. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–10, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16018.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16018. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Kamille Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Liliam Guimarães de Barcelos, Pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial - FCEE

Mestre em Educação. Pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Rosalba Maria Cardoso Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.