Educação infantil em tempos de pandemia: as mini-histórias como ferramentas de apoio às famílias

Conteúdo do artigo principal

Cláucia Honnef
https://orcid.org/0000-0002-1244-6232
Ana Paula Rampelotto
https://orcid.org/0000-0002-8801-6626
Angelita Maria Machado
https://orcid.org/0000-0001-7796-0200

Resumo

Esse artigo traz um relato de experiência de três professoras de bebês e crianças bem pequenas da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em um momento de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, em que nos questionamos sobre como garantir os direitos das crianças e ser apoio às famílias. Diante disso, e sabendo dos interesses comuns dos bebês e das crianças bem pequenas de nossa turma, temos apostado na criação de mini–histórias (FOCHI, 2019). As famílias têm relatado contentamento ao receber as mini-histórias e apreciá-las junto com os bebês e as crianças bem pequenas. Assim, essas escritas têm se mostrado ferramentas potencializadoras de momentos prazerosos de fortalecimento de vínculos entre os familiares e as crianças (REYES, 2010; PARREIRAS, 2012), bem como são formas de manter memórias afetivas dos colegas, das professoras, da UEIIA e dos momentos lá vividos, assim como tem nos ajudado a acalmar nossos corações diante das incertezas que hoje vivemos.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
2,157
Apr 25 '21Apr 28 '21May 01 '21May 04 '21May 07 '21May 10 '21May 13 '21May 16 '21May 19 '21May 22 '219
| |
Visualizaciones de otros formatos
343
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202624
|

Detalhes do artigo

Como Citar
HONNEF, C.; RAMPELOTTO, A. P. .; MACHADO, . A. M. . Educação infantil em tempos de pandemia: as mini-histórias como ferramentas de apoio às famílias. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–10, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16064.034. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16064. Acesso em: 11 maio. 2025.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Cláucia Honnef, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo-UFSM

Educadora Especial, Pedagoga, Professora efetiva na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Educação.

Ana Paula Rampelotto, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM

Técnica em Meio Ambiente , Pedagoga , Especialista em Educação Ambiental (UFSM). Professora contratada na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA/UFSM).

Angelita Maria Machado, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM

Pedagoga e Professora contratada na Unidade de Educação Infantil Ipe Amarelo UFSM