Educação infantil em tempos de pandemia: as mini-histórias como ferramentas de apoio às famílias
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo traz um relato de experiência de três professoras de bebês e crianças bem pequenas da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em um momento de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, em que nos questionamos sobre como garantir os direitos das crianças e ser apoio às famílias. Diante disso, e sabendo dos interesses comuns dos bebês e das crianças bem pequenas de nossa turma, temos apostado na criação de mini–histórias (FOCHI, 2019). As famílias têm relatado contentamento ao receber as mini-histórias e apreciá-las junto com os bebês e as crianças bem pequenas. Assim, essas escritas têm se mostrado ferramentas potencializadoras de momentos prazerosos de fortalecimento de vínculos entre os familiares e as crianças (REYES, 2010; PARREIRAS, 2012), bem como são formas de manter memórias afetivas dos colegas, das professoras, da UEIIA e dos momentos lá vividos, assim como tem nos ajudado a acalmar nossos corações diante das incertezas que hoje vivemos.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.