Ainda Paulo Freire: um ensaio sobre a atualidade da Pedagogia do Oprimido

Conteúdo do artigo principal

Eldon Henrique Mühl

Resumo

O ensaio analisa a importância do educador Paulo Freire e a atualidade de sua obra principal, Pedagogia do Oprimido. Destaca a interligação entre a construção do texto e a tessitura da vida do educador em defesa de uma educação libertadora. Ressalta a originalidade da obra de Freire enquanto um texto artesanal, nascido da oralidade e da sua práxis, mas ao mesmo tempo clássico, que mantém sua eficácia pedagógica no decorrer dos anos. Sem subestimar as muitas críticas de parte dos que a julgam uma obra menor, a concepção do ensaio é que a sua singelezanão tem impedido de ser considerada uma das mais importantes obras da pedagogia de todos os tempos. O reconhecimento de sua contribuição no campo educacional pode ser atestado  pelo impacto que tem produzido na pesquisa sobre educação e no desenvolvimento de inúmeras iniciativas pedagógicas orientadas pelos seus princípios.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,388
Mar 07 '21Mar 10 '21Mar 13 '21Mar 16 '21Mar 19 '21Mar 22 '21Mar 25 '21Mar 28 '21Mar 31 '21Apr 01 '21Apr 04 '2172
| |
Outros formatos de visualizações
398
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202633
|

Detalhes do artigo

Como Citar
MÜHL, E. H. Ainda Paulo Freire: um ensaio sobre a atualidade da Pedagogia do Oprimido. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–23, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.116749.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16749. Acesso em: 8 maio. 2025.
Seção
Caderno temático: A atualidade do Pensamento de Paulo Freire
Biografia do Autor

Eldon Henrique Mühl, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela Unicamp e Pós-Doutor pela Universidade do Minho-PT. Licenciado em Filosofia pela Unicamp, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de  Passo Fundo.