Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica na Modalidade de Ensino Remoto: que lugar é esse?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse artigo apresenta reflexões acerca do estágio supervisionado e da residência pedagógica na modalidade de ensino remoto, a partir de experiências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR), nos anos letivos de 2020 e 2021. O objetivo central é discutir sobre os desafios didático-metodológicos do estágio supervisionado e da residência pedagógica nessa modalidade de ensino. A pesquisa é descritivo-explicativa com abordagem qualitativa. Entre os instrumentos de coleta de dados estão: diário de bordo, videoconferências e relatórios. Nos resultados verificou-se que, diante do cenário de pandemia, o estágio supervisionado e a residência pedagógica sofreram adaptações para atender as demandas acadêmicas e educacionais, configurando-se como espaço dinâmico e ativo para a formação inicial docente, proporcionando ação-reflexão sobre o currículo escolar, trazendo implicações nos processos de ensino-aprendizagem e nas necessidades reais do aluno, sobretudo em contextos extremos.
Métricas
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de fevereiro de 2002, Seção 1, p. 31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 01/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 01 de julho de 2015, Seção 1, n. 124, p. 8-12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 23 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº 161/1986. Reformulação do curso de pedagogia. Relatora: Eurides Brito da Silva. Documenta 303, Brasília, MEC/CFE, p. 22-31, mar. 1986.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
COIMBRA, C. M. Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, e91731, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/2175-623691731. Acesso em: 22 ago. 2022.
DALBEN, Â. I. L. de Fr. O perfil profissional do pedagogo: um resgate na história de construção deste profissional da educação. IV Simpósio Trabalho e educação, agosto de 2007. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/simposionete_old1/trab_comp/tc322.pdf. Acesso em: 17 de agosto de 2022.
Diário Oficial da União. Portaria nº 959: seção 3, Brasília, DF, n. 414-A, p. 9, 27 de setembro de 2013. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/59697588/dou-secao-1-30-09-2013-pg-9. Acesso em: 23 ago. 2022.
FAUSTINO, L. S. e S; SILVA, T. F. R. S. e . Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 7, p. 53–64, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.3907086. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/99. Acesso em: 23 ago. 2022.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Educação básica no brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & sociedade. Campinas, vol. 24, n. 82, p. 93-130, abril 2003. Doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000100005. Acesso em: 20 ago. 2022.
MENDES, B. P.; SANTOS, B. F.; SANTOS, B. S.; FERREIRA, B. H. M. As vantagens e desvantagens do ensino remoto emergencial no Brasil. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2020. v. 1, n. 12. p. 1-6. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/18149. Acesso em: 03 jun. 2021.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (orgs). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. v. 2, P. 15 – 33. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acessado em: 13 jul. 2021.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos).
REGLY, M. P. Revisão histórica do curso de pedagogia no brasil: edificando um constructo. Revista Científica FESA, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 121–136, 2021. Doi: https://doi.org/10.29327/232022.1.6-8. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/67. Acesso em: 17 ago. 2022.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. – 3.ed. – reimpr. – São Paulo: McGraw-Hill, 2012.
SILVA, J. B. O contributo das tecnologias digitais para o ensino híbrido: o rompimento das fronteiras espaço-temporais historicamente estabelecidas e suas implicações no ensino. Artefactum – Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, n° 02, 2017. Disponível em: http://www.artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1531/707. Acesso em: 10 de jul. 2021.
SOUZA, D. G. de; MIRANDA, J. C. Desafios da implementação do ensino remoto. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 81–89, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.4252805. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/38. Acesso em: 22 ago. 2022.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2010.
Universidade Federal de Roraima. CEDUC. Curso de Pedagogia. Política de Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UFRR. Boa Vista, 2004.
Universidade Federal de Roraima. Edital 022/2020 Residência Pedagógica – RP/UFRR. Disponível em: https://ufrr.br/proeg/editais/category/197-residencia-pedagogica?start=60. Acesso em: 10 fev. 2021.
Universidade Federal de Roraima. Edital N° 027/2021 – EB/CAp/UFRR-Auxílio Emergencial. Disponível em: https://nuvem.ufrr.br/s/abGYiC4qGdTmZhX. Acesso em: 03 mai. 2021a.
Universidade Federal de Roraima. Edital N° 26/2021–EB/CAp/UFRR-Auxílio Inclusão Digital. Disponível em: https://nuvem.ufrr.br/s/KkCm4h57GZFmXL8. Acesso em: 03 mai. 2021b.
Universidade Federal de Roraima. Resolução CUNI/UFRR Nº 011, de 03 de setembro de 2020. Regimento do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR). Disponível em: https://ufrr.br/cap/downloads/category/171-regimento-interno-do-colegio-de-aplicacao?download=1433:regimento-interno-do-colegio-de-aplicacao-cap. Acesso em: 15 ago. 2022.