Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica na Modalidade de Ensino Remoto: que lugar é esse?

Conteúdo do artigo principal

Doutoranda Soraya de Araújo Feitosa
https://orcid.org/0000-0002-2876-9335
Doutoranda Jamile Rossetti de Souza
https://orcid.org/0000-0002-1161-9912
Mestranda Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória
https://orcid.org/0000-0002-9518-1929

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões acerca do estágio supervisionado e da residência pedagógica na modalidade de ensino remoto, a partir de experiências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR), nos anos letivos de 2020 e 2021. O objetivo central é discutir sobre os desafios didático-metodológicos do estágio supervisionado e da residência pedagógica nessa modalidade de ensino. A pesquisa é descritivo-explicativa com abordagem qualitativa. Entre os instrumentos de coleta de dados estão: diário de bordo, videoconferências e relatórios. Nos resultados verificou-se que, diante do cenário de pandemia, o estágio supervisionado e a residência pedagógica sofreram adaptações para atender as demandas acadêmicas e educacionais, configurando-se como espaço dinâmico e ativo para a formação inicial docente, proporcionando ação-reflexão sobre o currículo escolar, trazendo implicações nos processos de ensino-aprendizagem e nas necessidades reais do aluno, sobretudo em contextos extremos.

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Detalhes do artigo

Como Citar
FEITOSA, S. de A.; SOUZA, J. R. de; VILLÓRIA, E. K. F. de S. Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica na Modalidade de Ensino Remoto: que lugar é esse?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20131.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20131. Acesso em: 1 maio. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Doutoranda Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Doutoranda na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Mestre em Ensino de Ciências pela UERR. Professora EBTT na Universidade Federal de Roraima.

Doutoranda Jamile Rossetti de Souza, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista (2010) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima (2017). Atualmente é professora EBTT da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Leitura e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação de leitura, leitura, literatura infantil, letramento e leitura afetiva.

Mestranda Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória, Universidade Estadual de Roraima - UFRR

Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima - UERR. Professora efetiva da UFRR, atuando na Educação Básica do Colégio de Aplicação - CAp/UFRR. Atuou com Educação Infantil e Ensino Fundamental (2006 à 2016) na rede pública, em Boa Vista/RR e em classes de Ensino Fundamental na rede privada de educação em Salvador/Ba ( 1998-2005). É membro ativo do Grupo de Pesquisa Didática da Resolução de Problemas em Ciências e Matemática (CNPQ). Experiência com palestras, mini-cursos e oficinas.

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