Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática

Conteúdo do artigo principal

Ana Flávia Rodrigues de Sousa Ledoux
https://orcid.org/0000-0001-7452-7989
Dr.ª Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa
https://orcid.org/0000-0003-3356-0998
Dr.ª Juliana Rocha de Faria Silva
https://orcid.org/0000-0002-1834-2805

Resumo

O principal objetivo dessa revisão foi analisar o uso de metodologias ativas (MA) no ensino de ciências e biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, foram utilizados os descritores: MA, EJA, ensino de biologia e ensino de ciências, nas bases Google Scholar e BDTD em busca de publicações dos últimos dez anos. Após o levantamento, realizamos uma análise de conteúdo que nos levou a estruturar quatro categorias: 1) artigos de revisão relacionados às MA, 2) estratégias lúdicas como propostas de aplicação de MA, 3) pesquisas que abordam aplicação de aprendizagem baseada em problemas (ABP), instrução por pares e rotação por estações, e 4) pesquisas que abordam o “aprender fazendo”. Os resultados indicam aumento no rendimento e motivação dos estudantes, sendo os métodos ABP e “aprender fazendo” os mais citados. O trabalho pode ter implicações para pesquisadores da área, visto que revela lacunas a serem preenchidas por novas pesquisas, bem como para docentes da EJA os quais podem aplicar propostas aqui descritas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LEDOUX , A. F. R. de S.; BARBOSA, M. L. de O.; SILVA, J. R. de F. Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20644.043. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20644. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Ana Flávia Rodrigues de Sousa Ledoux , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Brasília.

Dr.ª Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2017), Mestra na mesma área e instituição (2013). Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é Professora EBTT no Instituto Federal de Brasília, e Professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica do Instituto Federal Goiano.

Dr.ª Juliana Rocha de Faria Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Mestrado em Educação Musical pela Universidade de Brasília (2010). Graduação em Educação Artística Habilitação - Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Planaltina.Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Transdisciplinar Josué de Castro (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8378877543369161) e o Laboratório de Realidade Integrada (LARI) do IFB no Campus Planaltina.

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