Active methodologies in the science and biology teaching in youth and adult education: a systematic review

Main Article Content

Ana Flávia Rodrigues de Sousa Ledoux
https://orcid.org/0000-0001-7452-7989
Dr.ª Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa
https://orcid.org/0000-0003-3356-0998
Dr.ª Juliana Rocha de Faria Silva
https://orcid.org/0000-0002-1834-2805

Abstract

The main goal of this review was to analyze the use of active methodologies (AM) in science and biology teaching in Youth and Adult Education (YAE). To this end, we used the following descriptors: A, YAE, biology teaching, and science teaching in the Google Scholar and BDTD databases in search of publications from the last ten years. After the survey, we performed a content analysis, which led us to structure four categories: 1) review articles related to AM, 2) playful strategies as proposals for AM application, 3) research addressing the application of problem-based learning (PBL), peer instruction and station rotation, and 4) research addressing "learning by doing". Results indicate a student achievement and motivation increase, with PBL and "learning by doing" methods being the most cited. This work may have implications for researchers in the field since it reveals gaps to be filled by new research and YAE teachers who can apply the proposals described here.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
LEDOUX , A. F. R. de S.; BARBOSA, M. L. de O.; SILVA, J. R. de F. Active methodologies in the science and biology teaching in youth and adult education: a systematic review. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20644.043. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20644. Acesso em: 3 jul. 2024.
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Ana Flávia Rodrigues de Sousa Ledoux , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Brasília.

Dr.ª Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2017), Mestra na mesma área e instituição (2013). Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é Professora EBTT no Instituto Federal de Brasília, e Professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica do Instituto Federal Goiano.

Dr.ª Juliana Rocha de Faria Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Mestrado em Educação Musical pela Universidade de Brasília (2010). Graduação em Educação Artística Habilitação - Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Planaltina.Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Transdisciplinar Josué de Castro (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8378877543369161) e o Laboratório de Realidade Integrada (LARI) do IFB no Campus Planaltina.

References

ALMEIDA, V. O.; MACÊDO, F. C. S. Limites e possibilidades da aprendizagem baseada em problemas (APB) no ensino de ciências. Acta Tecnologia, [S.l.], v.13, n.2, p. 91-114, nov. 2018. Disponível em: <https://tinyurl.com/b6j72tvh> Acesso em: 14 fev. 2021.

AMORIM, A.; DUQUES, M. L. F. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 2. p. 228-239, mai/ago, 2017. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/22483/15901>. Acesso em: 13 de out. 2022.

ARANHA, M. L. de A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

ARAÚJO, S. P.; CARNEIRO, M. H. da S. Educação de jovens e adultos no ensino médio, uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Ciências. Ciências & Cognição, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 96-104, mar. 2014. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/872> Acesso em: 14 jul. 2021.

AUGUSTINHO, E. VIEIRA, V. da S. Aprendizagem significativa como alicerce para metodologias ativas no ensino de ciências: uma interlocução em prol da educação de jovens e adultos. Nova Revista amazônica, Bragança, v. 9, n.1, p. 37-39, mar. 2021. Disponível em: <https://tinyurl.com/nzbn252j>. Acesso em: 14 jul. 2021.

BARBOSA, V. A. O ensino de biologia na educação de jovens e adultos: A concepção dos alunos sobre atividades investigativas na aprendizagem da mitose e da meiose. 2015. 142 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015. Disponível em: <https://tinyurl.com/56y5zy7u>. Acesso em: 14 jul. 2021.

BARBOSA, R. U. Proposta de ensino de genética a partir da demanda dos estudantes da educação de jovens e adultos (EJA). 2020. 101 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade de Brasília. Brasília, 2020. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/39581>. Acesso em: 03 jun. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2011, 279 p.

BARRETTA, C.; SILVA, P. J. da.; JÚNIOR, L. A. M. O uso de metodologias ativas na educação de jovens e adultos integrada a educação profissional. Revista EJA em Debate, [S.l.], v. 8, n. 14, dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2613>. Acesso em: 27 mar. 2021.

BONDIOLI, A. C. V.; VIANNA, S. C. G.; SALGADO, M. H. V. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de ciências: Práticas pedagógicas e autonomia discente. Revista Caleidoscópio, [S.l.], v.10, n.1, p. 23-26, fev. 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/u56mhasb>. Acesso em: 14 jul. 2021.

BORGES, T. D. B; LIMA, V. M. R. O educar pela pesquisa como alternativa pedagógica para o ensino de ciências na educação de jovens e adultos. Revista Experiências em Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 5, p. 157-176, 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/2p85s6fh>. Acesso em: 14 jul. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o parágrafo 2º do art. 36 e os artigos 39 e 42 da Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 de abril de 1997.

BRASIL. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n° 1/2000, de 5 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n° 11/2000, de 10 de maio de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília – DF: Ministério da Educação, 10 de maio de 2000b.

BRASIL. Instituto Nacional De Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased). Disponível em: <https://tinyurl.com/4dzp273z>. Acesso em: 11 abr. 2020.

CANCELLARA, C. H. P. O conhecimento em biologia na educação de jovens e adultos: Aproximações com a pedagogia histórico-crítica. 2017. 177p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017. Disponível: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/150472>. Acesso em: 11 abr. 2020.

CHAVARRO, D.; RÀFOLS, I.; TANG, P. To what extent is inclusion in the Web of Science an indicator of journal ‘quality’? Research Evaluation, [S.L.], v. 27, n. 2, p. 106-118, 29 jan. 2018. Oxford University Press (OUP). Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1093/reseval/rvy001>. Acesso em: 11 nov. 2022.

COELHO, M. N. de; SOUSA, F. A. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a interdisciplinaridade no ensino médio. Desafios - Revista interdisciplinar da UFT, Palmas, v. 7, n. 3, p. 42-55, ago. 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/ahjtn36b>. Acesso em: 12 jul. 2021.

COSTA, A. C. P.; BUGARIM, J. P.; DONDONI, D. Z. BUGARIM, M. C. P. Metodologias ativas e a evasão escolar na EJA: Uma revisão de literatura. Revista Portuguesa de Gestão Contemporânea, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpgc/article/view/283>. Acesso em: 11 nov. 2022.

CUNHA, R. B. da. O ensino de ciências na EJA e a aplicação de uma proposta de metodologia baseada na escola nova. 2017. 164 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/handle/1/5031>. Acesso em: 03 jun. 2022.

CUNHA, R. B.; SANTOS, M. B. P.; COVA, R. M. L. O ensino de ciências na EJA e a aplicação de uma proposta de metodologia ativa. Research, Society and Development, [S.l.], v. 9, n. 9, p. e951998278, jul. 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/h2vwkyck>. Acesso em: 16 jun. 2021.

DIESEL, A.; BALDEZ A.L.S.; MARTINS, S.N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lajeado, v.14, n.1, p. 268-288, set. 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/ze3y5shd>. Acesso em: 19 jul. 2021.

FRAGELLI, T. B. O. Gamificação como um processo de mudança no estilo de ensino. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 4, n.1 p. 221-233, abr. 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/3fvdzf2m>. Acesso em: 19 jul. 2021.

GALVÃO, T. de A. Construção de um painel interativo para o ensino de genética com os alunos da modalidade EJA. 2020. 81 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biociências, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/h6sh2zpz>. Acesso em: 19 jul. 2021.

GOMES, J. M. Trabalhando doenças sexualmente transmissíveis a partir das metodologias ativas de ensino possibilidades de aprendizagem em um centro socioeducativo. 2014. 102 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Centro Universitário Univates, Lajeado, 2014. Disponível em: <https://tinyurl.com/bdfdzxfk>. Acesso em: 19 jul. 2021.

HENRIQUE, T. F.; ZANELLA, M. S. Um levantamento bibliográfico sobre o uso de hortas na escola a partir do portal BDTD. Arquivos do Mudi, v. 23, n. 2, p. 1-16, set. 2019. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/50123>. Acesso em: 19 jul. 2021.

IZAÍAS, R. D. S. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências: um estudo sobre sua aplicabilidade na educação de jovens e adultos. 2016. 96 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2016. Disponível em: <https://tinyurl.com/4uehscf9>. Acesso em: 19 jul. 2021.

JACOBINO, G.; SOARES, J. Metodologias ativas na prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trabalho apresentado para Conclusão de Curso - Faculdades Integradas PROMOVE, 2013. Disponível em: <https://tinyurl.com/2w82bjvy>. Acesso em: 19 jul. 2021.

KUTTER, A. P. Z.; EICHLER, M. L. A Educação em Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Etnografia de uma experiência biocêntrica na escola. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 87-115, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/download/4198/2763/13400>. Acesso em: 11 nov. 2022.

LOMONACO, G. O Thesaurus Brasileiro da Educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S.L.], v. 87, n. 215, p. 27-34, 18 jun. 2006. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i215.823>. Acesso em: 11 nov. 2022.

LÓPEZ-CÓZAR, E. D.; ROBINSON-GARCÍA, N.; TORRES-SALINAS, D. The Google scholar experiment: how to index false papers and manipulate bibliometric indicators. J. of the Assoc. for Info. Sci. and Tech., [S.l.], v. 65, n. 3, p. 446-454, nov. 2013. Disponível em: <https://asistdl.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.23056>. Acesso em: 11 nov. 2022.

MARINHO, J. B. Práticas e reflexões no ensino de botânica para a educação de jovens e adultos: um estudo florístico do parque três meninas (Samambaia/ DF) para a conservação do bioma cerrado. 2021. 87 p. Dissertação (Mestrado profissional em ensino de Biologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em:<https://repositorio.unb.br/handle/10482/41100>. Acesso em: 11 nov. 2022.

MELO, A. S. de; CAMAROTTI, M. de F. Educação Alimentar e Nutricional: Estratégias lúdicas facilitadoras do ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 7000-7019, jan. 2021. Disponível em: <https://tinyurl.com/3n8bhvu7>. Acesso em: 26 mar. 2021.

MELLO, P. E. D. Material didático para educação de jovens e adultos: história, formas e conteúdos. 2010. 254 p. Tese (Doutorado em História da Educação e Historiografia) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: <https://tinyurl.com/muxjpxy4>. Acesso em: 26 mar. 2021.

MONGEON, P.; PAUL-HUS, A. The journal coverage of Web of Science and Scopus: a comparative analysis. Scientometrics, [S.L.], v. 106, n. 1, p. 213-228, 19 out. 2015. Springer Science and Business Media LLC. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s11192-015-1765-5>. Acesso em: 26 mar. 2021.

MORAN, J. M. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. In. BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Org). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018. Disponível em: <https://tinyurl.com/k429rhyy>. Acesso em: 9 ago. 2021.

OLIVEIRA, F. A. M. Ensino de biologia para jovens e adultos: diagnóstico e intervenção em escolas estaduais na Superintendência Regional de Ensino de Colatina – ES. 2020. 101 p. Dissertação (Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO) – Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12249>. Acesso em: 03 jun. 2022.

OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educação em Revista, Curitiba, n. 29, 83-100, p.83-100. 2007. Disponível em: <https://tinyurl.com/4k7kpjew>. Acesso em: 13 jul. 2021.

OLIVEIRA, R. R.; ALBUQUERQUE, D. B. P.; ALVES, F. R. V. Educação de jovens e adultos: uma vivência didática realizada com aporte no aplicativo plickers. Revista Crítica Educativa, Sorocaba, v.5, n.1, p. 246-261, jun. 2019. Disponivel em: <https://tinyurl.com/sf32b6rf>. Acesso em: 14 jul. 2021.

OLIVEIRA, T. M de; BITENCOURT, R.; MONTEIRO, W. M. Experiências com Gamificação no Ensino de Computação para Jovens e Adultos no Sertão Pernambucano. SBC - Proceedings of SBGames, 2016. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/157340.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2021.

OLIVEIRA, S. L. de, SIQUEIRA, A. F.; ROMÃO, E. C. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino. Revista Bolema, Rio Claro, v. 34, n. 67, p. 764-785, jul. 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/2t7x2v6s>. Acesso em: 14 jul. 2021.

PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de aula invertida a análise de uma experiência na disciplina de cálculo I. Revista Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, p. 739-759, ago. 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/bdza6pxe>. Acesso em: 14 jul. 2021.

PARANHOS, R. de D.; CARNEIRO M. H. Ensino de biologia na educação de jovens e adultos: distribuição da produção científica e aspectos que caracterizam o interesse intelectual de um coletivo de pesquisadores. Revista Contexto & Educação, [S.l.], v. 34, n.108, p. 269-286, ago. 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/r467kk7n>. Acesso em: 14 jul. 2021.

PEREIRA, M. G. Artigos científicos – como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

PEREIRA, M. E. de C.; COSTA, T. A. C.; OLIVEIRA, B. C. E. P. D. de. Estratégias lúdicas: repensando o processo de ensino-aprendizagem de ciências. Atas 7º CIAIQ 2018 - Investigação Qualitativa em Educação, Fortaleza, v. 1, p. 253-258, jun. 2018. Disponível em: <https://tinyurl.com/69z6pyed>. Acesso em: 14 jul. 2021.

PEROZINI, R. PASSOS, M.; BRAVO, R. G.; NOBRE, I. M. Uso de aprendizagem baseada em problemas no ensino de física no ensino de jovens e adultos. Revista Eletrônica Sala de aula em Foco, [S.l.] v.8, n. 2, p. 98-112, mar. 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/5753uuzt>. Acesso em: 14 jul. 2021.

PICONEZ, S. C. B. Educação escolar de jovens e adultos: das competências sociais dos conteúdos aos desafios da cidadania. São Paulo: Papirus Editora, 2012.

PIRES, D. F.; SILVA, J. R. de F.; BARBOSA, M. L. de O. Rotação por estações no ensino de embriologia: uma proposta combinando modelos tridimensionais e o ensino híbrido. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, [S.l.], v. 20, n. 43, p. 415-436, ago. 2021. Disponível em: <https://tinyurl.com/ew2uphru>. Acesso em: 16 ago. 2021.

PORTO, M. L. O.; TEIXEIRA, P. M. M. Ensino de biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um estudo de revisão bibliográfica. Revista da SBenBio, [S.l.], n. 7, p. 5437-5448, 2014. Disponível em: <https://tinyurl.com/2p8k83zv>. Acesso em: 11 nov. 2022.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REIS, F. V. D. de S., PASSOS, A. H. R. dos; HIGA, E. de F. R. Aprendizagem Baseada em Problemas: Contribuição para Médicos Pediatras. Revista Brasileira de Educação Médica [online], v. 43, n. 1, pp. 322-329, set. 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/28e9kx4n>. Acesso em: 16 ago. 2021.

REIS, D. R. de C.; SOUSA, J.A. M. M.; SANTOS, V. C. G. F, dos. Metodologias ativas na educação de jovens e adultos. Revista Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, n.1, p. 13-74, set. 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/zn6wxum4>. Acesso em: 14 jul. 2021.

REZENDE, B. A. C.; MESQUITA, V. S. O uso de gamificação no ensino: uma revisão sistemática da literatura. SBC – Proceedings of SBGames, 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/utmauyd8>. Acesso em: 14 jul. 2021.

RIBEIRO, D. das C. de A.; PASSOS, C. G.; SALGADO, T. D. M. A metodologia de resolução de problemas no ensino de ciências: As características de um problema eficaz. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 22, p. 1-21, set. 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/4wtkat56>. Acesso em: 18 jul. 2021.

ROCHA, A. L. da.; MENEZES, C. S. de. O uso de atividades lúdicas em aulas sobre viroses na EJA. In: CONEDU – Congresso Nacional de Educação, v. 5, 2018, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48343>. Acesso em: 17 jul. 2022.

SANTOS, R. J. dos; SASAKI, D. G.G. Uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de mecânica em educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Ensino de Física, [S.l.], v. 37, n. 3, p. 3506-1, set. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11173731955>. Acesso em: 17 jul. 2022.

SILVA, M. V. CAPOSSOLI, E. F. Ensino de física com enfoque CTS: contribuições entre ciências e a Lei 10.639/2003. 2018, 42 p. Produto, (Especialização em Docência da Educação Básica na Disciplina Física) – Colégio Pedro II, 2018. Disponível em: <https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/2101/2101.08422.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.

SILVA, E. R. A. da.; GOI, M. E. J. Articulação entre resolução de problemas e temáticas no ensino de ciências: uma análise em periódicos da área. Revista VIDYA, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 195-214, jun. 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/3d96vwwd>. Acesso em: 22 jul. 2021.

SILVA, J. B.; SALES, G. L., CASTRO, J. B. Gamification as an active learning strategy in the Physics education. Rev. Bras. Ensino Fís. [online], v. 41, n. 4, p. 25-37, ago. 2019.

SILVA, J. T. da. SILVA, I. M. da. Uma revisão sistemática sobre a aprendizagem baseada em problemas no ensino de ciências. Revista Pesquisa e Ensino, Barreiras, v.1, n. 1, p. 1-29, jul. 2020. Disponível em: <https://tinyurl.com/spby76dx>. Acesso em: 12 jul. 2021.

SILVA, R. A. Rotação por estações como proposta de práticas educativas para a formação integral na educação de jovens e adultos. 2020. 205 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal Goiano, Morrinhos, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1713>. Acesso em: 12 jul. 2021.

SOUSA, L. M. Atualizando a educação prisional: um estudo de caso com aplicação de peer struction. 2019. 132 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/54b32ys9>. Acesso em: 13 jul. 2021.

SOUZA, C. F.; BARBOSA, M. L. de O. Ensino de ciências e biologia na educação de jovens e adultos: uma revisão bibliográfica sobre os métodos de ensino utilizados nos últimos 15 anos. Revista Vivências, Erechim, v. 17, n. 33, p.169-194, jul. 2021. Disponível em: <http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/466>. Acesso em: 19 ago. 2022.

STRELHOW, T. B. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 10, n. 38, p. 49–59, 2012. Disponível em: <https://tinyurl.com/m2ms5a74>. Acesso em: 11 nov. 2022.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Pós-graduação e pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um estudo com base em dissertações e teses. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 559-578, jul. 2011. Disponível em: <https://tinyurl.com/3bbmb5ex>. Acesso em: 11 nov. 2022.

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L.; MORAN, J. (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

VIDO, M. da P. M. O cinema como modalidade didática: a percepção sobre hábitos alimentares de estudantes do programa de educação de jovens e adultos de uma escola pública do Rio de Janeiro. 2019. 157 p. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Osvaldo Cruz, Fundação Osvaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://tinyurl.com/bdhkvk8h>. Acesso em: 11 nov. 2022.

VIEIRA, M. C. dos S.; LONGHIN, S. R. Ensino de ácidos e bases: uma experiência vivenciada na educação de jovens e adultos. Revista UniAraguaia, Goiânia, v.14, n.1, p. 53, jun/abr. 2019. Disponível em: <https://sipe.uniaraguaia.edu.br/index.php/REVISTAUNIARAGUAIA/article/view/778>. Acesso em: 14 jul. 2021.