Relato de experiência: realidade aumentada como ferramenta à dialogicidade da escrita criativa em sala de aula

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Prof.ª Bianca de Lima Maia
https://orcid.org/0009-0003-3095-450X
Dr. Artur Antônio Melo de Lira Brandt
https://orcid.org/0000-0003-4540-9195

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a metodologia ativa aliada à tecnologia da realidade aumentada na abordagem da escrita criativa em sala de aula. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com visão interpretativa e crítica das obras analisadas. A utilização da metodologia ativa aliada à realidade aumentada foi organizada respeitando o contexto educacional e as necessidades de 35 alunos do 5º ano de escolaridade. Um dos objetivos foi incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, visto que o método ativo foi utilizado como uma ferramenta para envolver os alunos, permitindo que eles explorassem, interagissem e criassem conteúdo. Autores como Assunção (2020) e Moran (2015) enfatizam que as metodologias ativas priorizam o envolvimento dos alunos na construção do conhecimento, em contraste com os métodos tradicionais de ensino, nos quais o professor desempenha um papel central. Os resultados apontam que, através da realidade aumentada, é possível estimular o pensamento crítico e criativo, oferecendo oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades de pensamento reflexivo e criativo.


 

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Detalhes do artigo

Como Citar
MAIA, B. de L.; BRANDT, A. A. M. de L. Relato de experiência: realidade aumentada como ferramenta à dialogicidade da escrita criativa em sala de aula. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22509.018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22509. Acesso em: 10 dez. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Prof.ª Bianca de Lima Maia, Universidade do Grande Rio Afya - Unigranrio Afya

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá e graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora coordenadora - COLETIVO ATELIÊ DOS JOVENS ESCRITORES, professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e diretora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.

Dr. Artur Antônio Melo de Lira Brandt, Universidade do Grande Rio Afya - Unigranrio Afya

Possui doutorado em Biologia Computacional e Sistemas pela Fundação Oswaldo Cruz (2015), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991) e graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1986). Atualmente é professor da FAETERJ-RIO - FAETEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Univeritas - Grupo SER Educacional, lecionando disciplinas como: Álgebra Linear, Banco de Dados, Programação, Engenharia de Software, entre outras. Tem também experiência na área de gestão nas áreas de Tecnologia da Informação, Administração e Finança. Atualmente desenvolvendo projeto de utilização de computação de alto desempenho para simulação de dinâmica molecular de proteínas.

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