Relato de experiência: realidade aumentada como ferramenta à dialogicidade da escrita criativa em sala de aula
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Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a metodologia ativa aliada à tecnologia da realidade aumentada na abordagem da escrita criativa em sala de aula. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com visão interpretativa e crítica das obras analisadas. A utilização da metodologia ativa aliada à realidade aumentada foi organizada respeitando o contexto educacional e as necessidades de 35 alunos do 5º ano de escolaridade. Um dos objetivos foi incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, visto que o método ativo foi utilizado como uma ferramenta para envolver os alunos, permitindo que eles explorassem, interagissem e criassem conteúdo. Autores como Assunção (2020) e Moran (2015) enfatizam que as metodologias ativas priorizam o envolvimento dos alunos na construção do conhecimento, em contraste com os métodos tradicionais de ensino, nos quais o professor desempenha um papel central. Os resultados apontam que, através da realidade aumentada, é possível estimular o pensamento crítico e criativo, oferecendo oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades de pensamento reflexivo e criativo.
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