Carrossel de Leitura: avaliação de uma metodologia de despertamento do gosto pela leitura em uma escola pública de Poços de Caldas- MG

Conteúdo do artigo principal

Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior
https://orcid.org/0000-0001-9221-0432
Mestranda Daniele Oliveira Diniz
https://orcid.org/0000-0002-0691-4116

Resumo

 


O artigo aborda parte de uma pesquisa qualitativa, a partir da implementação do projeto-piloto Carrossel de Leitura, com uma turma de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública de Poços de Caldas- MG. O estudo averiguou se as contribuições para o despertamento do gosto pela leitura no aluno leitor, a partir do Carrossel de Leitura, conseguiram romper com o padrão positivista e mnemônico da leitura escolar. A fundamentação teórica apoiou-se em uma abordagem multidisciplinar e metodologicamente, encontrou-se na pesquisa-ação uma importante possibilidade de efetivação na tentativa de entender as práticas sociais, culturais e educacionais que permeiam a prática da leitura. Os resultados obtidos revelaram ser possível contribuir para a leitura fruição por meio da metodologia do Carrossel de Leitura. Pretende-se ampliar o escopo dessa pesquisa com a Oficina Carrossel de Leitura como proposição à formação continuada dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

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Detalhes do artigo

Como Citar
FERRAREZI JUNIOR, C.; DINIZ, D. O. . Carrossel de Leitura: avaliação de uma metodologia de despertamento do gosto pela leitura em uma escola pública de Poços de Caldas- MG. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.21325.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21325. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Pós-Doutorado em Linguística e Semântica (UNICAMP/UFMG). Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL.

Mestranda Daniele Oliveira Diniz, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL

Mestranda em Educação na linha de Pesquisa Culturas, Práticas e Processos na Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Especialização em Alfabetização e Letramento e Pós graduanda em Gestão Escolar e Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (UNIFAL). Atuou como bolsista de Iniciação Científica nos anos de 2019 e 2018 , tendo como linha de pesquisa Formação de Professores Iniciantes. Atuou como bolsista do PIBID ( Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência) em 2017 e 2018. Atuação na Educação Não Formal- Treinamento & desenvolvimento de profissionais da indústria farmacêutica. (2003-2009). Graduada em Farmácia pela EFOA/UNIFAL(1993-1996).

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