Atividades Psicomotoras no Ensino Remoto: relato de experiência a partir de registros na Educação Infantil

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Doutoranda Silvia Fernanda de Souza Lordani
https://orcid.org/0000-0001-9599-3591
Dr.ª Debora Luppi Souto
https://orcid.org/0000-0002-0581-9408
Dr.ª Heloisa Toshie Irie Saito
https://orcid.org/0000-0003-1061-5933

Resumo

Este relato se caracteriza como uma pesquisa de campo como procedimento metodológico realizada por meio da observação direta das atividades do grupo estudado, efetuadas por meio de registros (fotos e vídeos) das atividades desenvolvidas pelas crianças. Objetiva apresentar e analisar a experiência de uma professora de Educação Infantil durante a pandemia, a partir de seus registros diários realizados nas aulas no modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para isso, em um primeiro momento, abordamos questões relativas ao movimento corporal, ao conceito de desenvolvimento infantil e à sua relação com a Educação Infantil, para, depois, contextualizarmos a instituição de ensino em que as ações foram desenvolvidas, a fim de, na sequência, apresentarmos os procedimentos metodológicos adotados, a descrição e a análise dos dados. Constatamos uma significativa dificuldade de as crianças executarem as atividades propostas pela professora de forma remota, possibilitando refletir sobre as implicações didático-pedagógicas do ERE para o desenvolvimento psicomotor de crianças da Educação Infantil, por intermédio de registros efetuados pela professora dessa etapa de ensino.

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Detalhes do artigo

Como Citar
LORDANI, S. F. de S.; SOUTO, D. L. .; SAITO, H. T. I. Atividades Psicomotoras no Ensino Remoto: relato de experiência a partir de registros na Educação Infantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.22226.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22226. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Experiências Pedagógicas
Biografia do Autor

Doutoranda Silvia Fernanda de Souza Lordani, Universidade estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) na Universidade Estadual de Maringá PR (UEM). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN / UENP), campus Cornélio Procópio PR. Cursou disciplinas como aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado), na Universidade Estadual de Londrina (PPEdu / UEL). Possui Licenciatura em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP/2004); Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/2012); Licenciatura em Educação Física (UNICENTRO/2020). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC/UENP); do Grupo de estudos em formação docente e práticas pedagógicas na educação infantil - (GEFOPPEI/UEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física e Políticas Educacionais - (GEEFE/UEM). Atuou como professora na Educação Básica pela SEED / PR, atuou como Secretária Municipal de Educação no município de Santa Amélia PR nos anos de 2012 a 2016. É professora efetiva do quadro próprio do magistério no município de Santa Amélia PR. Atualmente é coordenadora educacional na Secretaria Municipal de Educação de Santa Amélia. Tem interesse em estudos com temas voltados para a Psicomotricidade, formação de professores (inicial e continuada) na educação infantil e a organização da prática pedagógica considerando o processo de ensino e aprendizagem.

Dr.ª Debora Luppi Souto, Universidade estadual de Maringá - UEM

Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR - 2016). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR - 2018). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá  (UEM/PR - 2023). Integrante do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI- UEM).

Dr.ª Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade estadual de Maringá - UEM

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) Pós doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (2019) Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-graduação em Educação  (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil (GEFOPPEI/CNPQ/UEM). Participante do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados na Educação Infantil da FEUSP. Representante e membro do GT Pirapó/FEIPAR/MIEIB.  Interlocutora do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação do PET (CLAA) da UEM. Assessora especial na Pró-reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá. Compõe o Conselho Editorial de Livros da Editora da Universidade Estadual de Maringá. 

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