Percurso de um professor surdo: autobiografia e relação com as políticas educacionais

Conteúdo do artigo principal

Me. Lucas Emanoel Lenartovicz
Dr. Alessandro de Melo
https://orcid.org/0000-0001-6119-5081

Resumo

Este artigo deriva de um estudo em nível de mestrado em educação, cuja pesquisa é um relato autobiográfico baseado na história de vida de um indivíduo surdo, examinando como as políticas educacionais inclusivas influenciaram suas experiências. Os objetivos são: a) compreender as perspectivas epistemológicas da pesquisa autobiográfica; b) explorar os conceitos de identidade e cultura e o contexto histórico das políticas educacionais inclusivas no Brasil; c) avaliar como as políticas educacionais inclusivas impactaram as dimensões da vida de um sujeito surdo. A metodologia de pesquisa empregada é a abordagem autobiográfica, a partir da valorização da experiência pessoal e a reflexão sobre essa experiência. As narrativas foram construídas e reconstruídas. Reavaliar como a língua de sinais e a língua natural eram percebidas, respectivamente, foi crucial, bem como conduzir uma nova análise da subjetividade e da surdez.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LENARTOVICZ, L. E. .; MELO, A. de. Percurso de um professor surdo: autobiografia e relação com as políticas educacionais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23010.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23010. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Lucas Emanoel Lenartovicz, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus de Pitanga

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Licenciado em Libras. Professor do Instituto Federal do Paraná, campus de Pitanga.

Dr. Alessandro de Melo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Referências

BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOHNEN, N. T. A jornada do herói: a narrativa autobiográfica na construção da identidade profissional do professor. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2404. Acesso em: 15 ago. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2002.

BRASIL. Lei nº 13.416, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015.

BRASIL. Portaria nº 1.679, de 2 de dezembro de 1999. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1999.

BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100002. Acesso em: 15 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000100002

DELORY-MOMBERGER, C. Formação e socialização: os ateliês biográficos do projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 359-371, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011. Acesso em: 15 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Koogan, 1989.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LENARTOVICZ, L. E. Um relato autobiográfico de um surdo sob o viés das políticas educacionais inclusivas. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2023. Disponível em: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/2114. Acesso em: 15 ago. 2023.

MELO, A. de. Ser orientador na pós-graduação: reflexões a partir da pesquisa narrativa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 28, e280028, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280028. Acesso em: 15 ago. 2023.

MELO, A. de; RIVAS FLORES, J. I. Pesquisa narrativa: teoria, práticas e transformação educativa. Curitiba: Appris, 2022.

PÉREZ SERRANO, G. Investigación cualitativa: retos e interrogantes. II. Técnicas y Análisis de Datos. Madrid: La Muralla, 1994.

REIS, F. Professor surdo: a política e a poética da transgressão pedagógica. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88409. Acesso em: 15 ago. 2023.

SOUZA, E. C. de. Investigación (auto)biográfica como acontecimiento: contexto político y diálogos epistémico-metodológicos. Márgenes: Revista de Educación de la Universidad de Málaga, Málaga, v. 1, n. 3, p. 16-33, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24310/mgnmar.v1i3.9613. Acesso em: 15 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.24310/mgnmar.v1i3.9613

TELLES, J. A. “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 5, n. 2, p. 91-116, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.15210/rle.v5i2.15560. Acesso em: 15 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v5i2.15560

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.