Percurso de um professor surdo: autobiografia e relação com as políticas educacionais

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Me. Lucas Emanoel Lenartovicz
Dr. Alessandro de Melo

Resumo

Este artigo deriva de um estudo em nível de mestrado em educação, cuja pesquisa é um relato autobiográfico baseado na história de vida de um indivíduo surdo, examinando como as políticas educacionais inclusivas influenciaram suas experiências. Os objetivos são: a) compreender as perspectivas epistemológicas da pesquisa autobiográfica; b) explorar os conceitos de identidade e cultura e o contexto histórico das políticas educacionais inclusivas no Brasil; c) avaliar como as políticas educacionais inclusivas impactaram as dimensões da vida de um sujeito surdo. A metodologia de pesquisa empregada é a abordagem autobiográfica, a partir da valorização da experiência pessoal e a reflexão sobre essa experiência. As narrativas foram construídas e reconstruídas. Reavaliar como a língua de sinais e a língua natural eram percebidas, respectivamente, foi crucial, bem como conduzir uma nova análise da subjetividade e da surdez.

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Como Citar
LENARTOVICZ, L. E. .; MELO, A. de. Percurso de um professor surdo: autobiografia e relação com as políticas educacionais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–19, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23010.037. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23010. Acesso em: 15 jul. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Lucas Emanoel Lenartovicz, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus de Pitanga

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Licenciado em Libras. Professor do Instituto Federal do Paraná, campus de Pitanga.

Dr. Alessandro de Melo, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

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