Formação do professor para educação infantil e anos iniciais - sentidos, significados e diversidade de saberes e de práticas no contexto da educação de surdos

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Dr.ª Flávia Roldan Viana
https://orcid.org/0000-0002-7289-4512
Igor Rauan Soares da Silva
https://orcid.org/0009-0006-6551-8822
Lucas Toshio Nascimento da Silva
https://orcid.org/0009-0004-3750-6723

Resumo

Este artigo versa sobre a relação entre a formação do pedagogo e a construção de sentidos, significados e diversidade de saberes de práticas no contexto da educação de surdos/as na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa aqui apresentada articulou questões relativas à formação inicial, aos conhecimentos e competências do professor pedagogo e a produção de materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem de surdos/as, em um curso de Pedagogia, no ano de 2023. A pesquisa realizada enquadra-se na modalidade estudo de caso, com viés qualitativo-interpretativo e utilizou a Análise Textual Discursiva na discussão dos dados. Os principais resultados apontam para uma reflexão acerca da pessoa surda enquanto sujeito que se comunica e se expressa pela língua de sinais, o que torna necessário superar as práticas pedagógicas ouvintistas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
VIANA, F. R.; SILVA, I. R. S. da; SILVA, L. T. N. da. Formação do professor para educação infantil e anos iniciais - sentidos, significados e diversidade de saberes e de práticas no contexto da educação de surdos. Olhar de Professor, [S. l.], v. 27, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.27.23473.049. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/23473. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Dossiê: Práticas de linguagem na infância: ensinar e aprender na perspectiva discursiva e enunciativa
Biografia do Autor

Dr.ª Flávia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pedagoga (2015), Especialista em Libras (2013), Mestre em Educação (2013) e Doutora em Educação Brasileira (2016). É Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Centro de Educação (CE), atuante na graduação, principalmente, nos cursos de Licenciatura em Letras/Libras e em Pedagogia, na ênfase dos componentes curriculares Didática e Estágios Supervisionados; e nos Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEsp/UFRN), no qual é a atual coordenadora; no Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) (IMD/UFRN) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) (CE/UFRN). Participa do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN, fazendo parte do Projeto Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - obama.imd.ufrn.br) no qual lidera o GT OBAMA Care (Componente de Acessibilidade e Responsividade). Suas principais áreas de pesquisa e atuação são: Práticas educativas inclusivas com tecnologias digitais; Acessibilidade; Formação Docente no contexto da inclusão; Educação Matemática e Educação de Surdos; Práticas didático-metodológicas no contexto da Educação Especial e Desenvolvimento de recursos educativos digitais acessíveis. OCID ID: 0000-0002-7289-4512

Igor Rauan Soares da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Estudante de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/IMD. Bolsista PIBIC UFRN (IC).

Lucas Toshio Nascimento da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Artista Visual multidisciplinar, graduando no bacharelado em TI, desenvolvedor web/mobile/games, Técnico em TI - REDES com habilidades em montagem e manutenção sistemas e de computadores e suporte multiskill

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