Faris Michaele: Trajetória de um intelectual moderno - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0012
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva analisar a trajetória intelectual de Faris Antônio Salomão Michaele (1911-1977) e problematizar sua concepção de educação. Faris Michaele nasceu no município de Mococa, interior do Estado de São Paulo, e na infância veio com a família para Ponta Grossa. Sua escolarização iniciou no Colégio São Luiz (Ensino Primário), continuou no Colégio Regente Feijó (Ensino Secundário) e foi concluída na Faculdade de Direito do Paraná. Sua trajetória está marcada por participar e dirigir a criação de diversos espaços culturais e educativos, entre os quais o Centro Cultural Euclides da Cunha (1947) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa (1949), bem como pela atuação no magistério de Ensino Secundário e Ensino Superior. A análise desse personagem apoia-se em Bourdieu e nas correspondências enviadas e recebidas pelo Centro Cultural Euclides da Cunha e pelo próprio Faris Michaele, nas obras que compõem o acervo da sua biblioteca pessoal, bem como nos artigos escritos por ele e sobre ele. À luz dos conceitos bourdieusianos e do corpus documental é possível afirmar que, em conjunto com uma camada social detentora de capital cultural, Faris Michaele estabeleceu uma série de instituições, objetivando aglutinar uma parcela da intelectualidade dos Campos Gerais e divulgar uma visão de mundo sistematizada pelas doutrinas filosóficas, científicas, literárias e educativas que se associavam à tradição antropocêntrica.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.