Faris Michaele: Trajetória de um intelectual moderno - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0012

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Névio de Campos
Elisa Marchese

Resumo

Este artigo objetiva analisar a trajetória intelectual de Faris Antônio Salomão Michaele (1911-1977) e problematizar sua concepção de educação. Faris Michaele nasceu no município de Mococa, interior do Estado de São Paulo, e na infância veio com a família para Ponta Grossa. Sua escolarização iniciou no Colégio São Luiz (Ensino Primário), continuou no Colégio Regente Feijó (Ensino Secundário) e foi concluída na Faculdade de Direito do Paraná. Sua trajetória está marcada por participar e dirigir a criação de diversos espaços culturais e educativos, entre os quais o Centro Cultural Euclides da Cunha (1947) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa (1949), bem como pela atuação no magistério de Ensino Secundário e Ensino Superior. A análise desse personagem apoia-se em Bourdieu e nas correspondências enviadas e recebidas pelo Centro Cultural Euclides da Cunha e pelo próprio Faris Michaele, nas obras que compõem o acervo da sua biblioteca pessoal, bem como nos artigos escritos por ele e sobre ele. À luz dos conceitos bourdieusianos e do corpus documental é possível afirmar que, em conjunto com uma camada social detentora de capital cultural, Faris Michaele estabeleceu uma série de instituições, objetivando aglutinar uma parcela da intelectualidade dos Campos Gerais e divulgar uma visão de mundo sistematizada pelas doutrinas filosóficas, científicas, literárias e educativas que se associavam à tradição antropocêntrica.

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Como Citar
DE CAMPOS, N.; MARCHESE, E. Faris Michaele: Trajetória de um intelectual moderno - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0012. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 185–199, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i1.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3200. Acesso em: 15 jul. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Névio de Campos

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Elisa Marchese

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Marchese é bolsista do CNPq.