O uso de diários solicitados para avaliar longitudinalmente concepções de consumo entre os jovens - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0002
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Na tentativa de contribuir com o desenvolvimento de novas técnicas de investigação no campo da metodologia qualitativa, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização de diários solicitados e sua aplicabilidade enquanto técnica que possibilita a descrição, a construção de narrativas e a autorreflexão dos participantes sobre o tema consumo. A técnica foi aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, durante nove dias, para obter dados relativos a hábitos e percepções de consumo entre jovens. São relatados o processo de escolha do público alvo, a implantação da fase piloto e a aplicação dos diários solicitados e sua associação a técnicas complementares como exibição de vídeos, debate e aplicação de questionários para a obtenção de dados quantitativos e qualitativos. Esses dados possibilitaram realizar uma avaliação longitudinal dos hábitos de consumo entre os pesquisados e a construção de unidades de análise e categorias de percepção de consumo. Constatou-se que diários solicitados é uma técnica de levantamento de dados qualitativos sobre experiências cotidianas, em especial, produzindo ricas descrições, narrativas e reflexões que possibilitam o autoconhecimento dos pesquisados. Verificou-se, também, que essa técnica pode ser usada como recurso didático para atividades de ensino-aprendizagem individual e coletivo, se coordenada com discussões em grupo.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.