O uso de diários solicitados para avaliar longitudinalmente concepções de consumo entre os jovens - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0002

Conteúdo do artigo principal

Tania Maria Cerati
Fernando Tsukumo
Rebeca V. R. Viana
Samia Nascimento Sulaiman

Resumo

Na tentativa de contribuir com o desenvolvimento de novas técnicas de investigação no campo da metodologia qualitativa, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização de diários solicitados e sua aplicabilidade enquanto técnica que possibilita a descrição, a construção de narrativas e a autorreflexão dos participantes sobre o tema consumo. A técnica foi aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, durante nove dias, para obter dados relativos a hábitos e percepções de consumo entre jovens. São relatados o processo de escolha do público alvo, a implantação da fase piloto e a aplicação dos diários solicitados e sua associação a técnicas complementares como exibição de vídeos, debate e aplicação de questionários para a obtenção de dados quantitativos e qualitativos. Esses dados possibilitaram realizar uma avaliação longitudinal dos hábitos de consumo entre os pesquisados e a construção de unidades de análise e categorias de percepção de consumo. Constatou-se que diários solicitados é uma técnica de levantamento de dados qualitativos sobre experiências cotidianas, em especial, produzindo ricas descrições, narrativas e reflexões que possibilitam o autoconhecimento dos pesquisados. Verificou-se, também, que essa técnica pode ser usada como recurso didático para atividades de ensino-aprendizagem individual e coletivo, se coordenada com discussões em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CERATI, T. M.; TSUKUMO, F.; VIANA, R. V. R.; SULAIMAN, S. N. O uso de diários solicitados para avaliar longitudinalmente concepções de consumo entre os jovens - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0002. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 225–237, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3227. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Caderno Temático - Pesquisa Qualitativa e Consumo