Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0002

Conteúdo do artigo principal

Monica Fantin

Resumo

Situar a mídia-educação como um campo em construção implica aproximar as áreas de conhecimento e seus objetos, saberes e fazeres envolvendo um olhar transdisciplinar que também faz parte de um movimento internacional. Ao considerar a mídia-educação como campo, disciplina, prática social e postura mídia-educativa, o texto aborda alguns aspectos históricos e conceituais da trajetória da mídia-educação e suas perspectivas teórico-metodológicas na prática pedagógica e na pesquisa. A identidade plural da mídia-educação, seus objetivos e contextos críticos, metodológicos e produtivos evidenciam possibilidades de estudo, pesquisa e intervenção nas práticas educativas e culturais. A fim de contribuir com essa reflexão, o texto sinaliza alguns desafios que têm sido colocados à mídia-educação no contexto da cultura digital.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
FANTIN, M. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0002. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 27–40, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3483. Acesso em: 14 jul. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação e Midia
Biografia do Autor

Monica Fantin

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Crossref
15
Scopus
Andréa Doyle (2022)
Educação midiática a serviço da desconstrução de estereótipos de gênero. Revista FAMECOS, 29(1), e40880.
10.15448/1980-3729.2022.1.40880
Helleflan Almeida Machado, Wilson Vieira Oliveira, Laizy das Chagas Pereira, Leilson Sousa Silva (2023)
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO: O WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. REVISTA FOCO, 16(8), e2940.
10.54751/revistafoco.v16n8-134
Rafael de Gois Tinôco, Allyson Carvalho de Araújo (2020)
Concepção Crítico-Emancipatória e Mídia-Educação: uma interlocução possível à Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 42,
10.1590/rbce.42.2020.0037
Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, João Paulo Queiroz Xavier Fernandes, Mariana Pícaro Cerigatto (2021)
Educomunicação e inclusão. Culturas Midiáticas, 15, 23.
10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.59841
Felipe da Silva Soares, Flórence Rosana Faganello Gemente, Mariana Mendonça Lisbôa, Ana Paula Salles Da Silva (2023)
Tecnologias digitais no ensino de práticas corporais circenses na educação física escolar. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 15(12), 16469.
10.55905/cuadv15n12-073
Sandro da Silva Cordeiro, Karina de Sena Pegado Ilnicki, Charles Andryê Galvão Madeira (2023)
A hora do código. ETD - Educação Temática Digital, 25, e023022.
10.20396/etd.v25i00.8665037
Ítalo Martins Lôbo, Clemilson Xavier de Oliveira, Dantas Campostrini Vieira, Ilça Daniela Monteiro Tomaz, Rodolfo Gonçalves da Silva, Yan Aragão Mendonça Alves (2024)
O papel da mídia digital no desenvolvimento e implementação de currículos. Cuadernos de Educación y Desarrollo, 16(7), e4868.
10.55905/cuadv16n7-101
Rejane Moreira, Ivana Barreto (2021)
Observatório e Oficinas de Mídias:. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, 8(16), 24.
10.21166/rext.v8i16.2067
Elisangela Rodrigues da Costa (2016)
Questões teóricas e formação profissional em comunicação e educação. 91.
10.7476/9788574554396.0007
Luciano Rodrigues Santana, Sueide Ferreira Silveira Magalhães, Rosicler Aparecida Pinto, Diliane Lima Bezerra Santana, Eder Luz Xavier Dos Santos, Kelly Cardoso de Araújo Alves, Cynthia Borges Fernandes Salvato, Bruno Santana Silva (2023)
ENGAJAR PARA EDUCAR: UMA NOVA VISÃO DA GESTÃO ESCOLAR. Revista Contemporânea, 3(11), 19944.
10.56083/RCV3N11-006
Marcos José da Silva Batista, Gilson Cruz Junior (2023)
Do assistir ao aprender. Revista @mbienteeducação, e023019.
10.26843/ae.v16i00.1205
Daniela Erani Monteiro Will, Marina Bazzo de Espíndola, Roseli Zen Cerny, Alacoque Lorenzini Erdmann, Catiele Raquel Schmidt, José Luís Guedes dos Santos, Elisiane Lorenzini (2023)
Formação e conhecimentos de docentes universitários para a integração de tecnologias digitais no ensino remoto. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 10(2), 196.
10.20396/tsc.v10i2.18329
Mônica Pegurer-Caprino, Juan-Francisco Martínez-Cerdá (2016)
Media Literacy in Brazil: Experiences and Models in Non-formal Education. Comunicar, 24(49), 39.
10.3916/C49-2016-04
Derli Juliano Neuenfeldt, Macgregor Baumgarten, Kedman Jesus Silva (2024)
Potencialidades das tecnologias digitais no ensino da Educação Física escolar. Dialogia, e24722.
10.5585/49.2024.24722
Dennia Pasquali, Anegleyce Teodoro Rodrigues, Ari Lazzarotti Filho (2019)
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 41(3), 256.
10.1016/j.rbce.2018.04.003