Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0002

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Monica Fantin

Resumo

Situar a mídia-educação como um campo em construção implica aproximar as áreas de conhecimento e seus objetos, saberes e fazeres envolvendo um olhar transdisciplinar que também faz parte de um movimento internacional. Ao considerar a mídia-educação como campo, disciplina, prática social e postura mídia-educativa, o texto aborda alguns aspectos históricos e conceituais da trajetória da mídia-educação e suas perspectivas teórico-metodológicas na prática pedagógica e na pesquisa. A identidade plural da mídia-educação, seus objetivos e contextos críticos, metodológicos e produtivos evidenciam possibilidades de estudo, pesquisa e intervenção nas práticas educativas e culturais. A fim de contribuir com essa reflexão, o texto sinaliza alguns desafios que têm sido colocados à mídia-educação no contexto da cultura digital.

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Como Citar
FANTIN, M. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Doi: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0002. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 27–40, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i1.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3483. Acesso em: 18 maio. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação e Midia
Biografia do Autor

Monica Fantin

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).