A educação socioambiental e o princípio da responsabilidade para estudantes privados de liberdade - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0004
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Resumo
Pensar a educação para estudantes privados de liberdade nos dias atuais só faz sentido se for dotada de signifi cado enquanto processo de reinserção social e conectada com as transformações socioambientais e responsabilidade frente à sustentabilidade do planeta. Este artigo retrata, em essência, uma refl exão sobre a prática pedagógica no contexto prisional, a partir da educação socioambiental. Evidenciado pelo consumismo e individualismo, o momento nos leva a pensar o princípio da responsabilidade como necessidade de transformação, pela educação, na privação de liberdade, e a encarar as práticas relativas ao agir humano como desafi os possíveis. A educação no Sistema Penitenciário exige postura crítica e inovadora, de forma a propiciar, por meio de atitudes e prática pedagógica, a transformação social. Mesmo privado/a de liberdade, o/a estudante deve buscar o relacionamento harmonioso entre todas as formas de vida existentes no planeta, percebendo-se como parte desse processo. A retomada da capacidade humana em articular as ideias e ações que poderão transformar as degradações atuais em medidas práticas sustentáveis, permitindo a continuidade da vida no planeta e, principalmente, a própria existência humana, faz parte da metodologia do ensino de Biologia vivenciado no CEEBJA Mario Faraco, no estado do Paraná. Fazer esta refl exão junto aos/ as estudantes privados/as de liberdade mobiliza a tomada de postura diferente frente a si próprio, ao planeta e à sociedade como um todo.
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