O teatro como forma de atuação da educação ambiental para a emancipação política no quilombo de Mata Cavalo - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0008

Conteúdo do artigo principal

Rosana Manfrinate
Michèle Sato
Ivan Belém

Resumo

O presente texto busca demonstrar a luta política de um quilombo em Mato Grosso na reinvenção do teatro do Oprimido. Oferece algumas pistas sobre o racismo ambiental e as condições históricas dos negros, abarcando a arte-educação-ambiental como mediadora pedagógica para a interpretação dos fenômenos. Por meio da sociopoética, o grupo pesquisador constrói sentidos comunitários, permitindo que a leveza da arte teatral consiga expurgar as dores que incidem naquele lugar. A pesquisa é coordenada pelo Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob o fi nanciamento da Fundação de Amparo às Pesquisas de Mato Grosso (FAPEMAT) e também do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
MANFRINATE, R.; SATO, M.; BELÉM, I. O teatro como forma de atuação da educação ambiental para a emancipação política no quilombo de Mata Cavalo - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0008. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 337–350, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3516. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação Ambiental
Biografia do Autor

Rosana Manfrinate

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Analista de Meio Ambiente da
Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA/MT).

Michèle Sato

Doutora pela UNiversidade Federal de São Carlos (UFSCAR).Professora da Universidade Federal do Mato
Grosso (UFMT).

Ivan Belém

Técnico da Secretaria de Cultura de Cuiabá. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato
Grosso (UFMT).