Programa de Educação Ambiental de Itaipu: avanços e desafios de uma experiência de enraizamento da educação ambiental na Bacia Hidrográfica do Paraná 3 - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0009

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Silvana Vitorassi
Miquel F. Oliver Trobat
Marcos Sorrentino

Resumo

A educação ambiental tem papel fundamental no contexto atual da problemática socioambiental que vive o mundo, como processo potencialmente promotor de mudanças em busca da sustentabilidade. Tais mudanças devem acontecer a partir da participação dos atores sociais que interferem no ambiente, para que eles assumam uma postura atuante na busca por soluções a partir da compreensão da realidade à sua volta, como instrumento de aprendizado e despertando para a ação coletiva. Na Bacia do Paraná 3, desde 2003 vem sendo implementado o Programa de Educação Ambiental do Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, que, juntamente com diversos parceiros e programas realiza uma educação ambiental participativa e transformadora, em processos de refl exão-ação-refl exão, sensibilizando e formando pessoas e grupos sociais na construção de sociedades sustentáveis. O processo é de mudança de paradigma particularmente para a comunidade acadêmica, uma vez que são incorporadas ao processo de formação de educadores ambientais pessoas até então excluídas do processo formal, fato que possibilita alcançar a capilaridade através da articulação com outros atores sociais, com maior poder de percolação no tecido social, e do encontro dos diversos saberes. Atua além dos bancos da escola, da educação formal, e se amplia para a educação não formal e informal, buscando o seu enraizamento na vida cotidiana das comunidades, num esforço coletivo para a construção de uma nova cultura socioambiental entre aqueles que exercem infl uência sobre a região. Este trabalho relata essa experiência, trazendo seus aspectos metodológicos, seus avanços e desafi os, com a intenção de contribuir para outros programas de educação ambiental.

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Como Citar
VITORASSI, S.; TROBAT, M. F. O.; SORRENTINO, M. Programa de Educação Ambiental de Itaipu: avanços e desafios de uma experiência de enraizamento da educação ambiental na Bacia Hidrográfica do Paraná 3 - DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0009. Olhar de Professor, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 351–367, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.14i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3517. Acesso em: 21 maio. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação Ambiental
Biografia do Autor

Silvana Vitorassi

Doutoranda em Educação Ambiental pela Universidade de Ilhas Baleares, Espanha.

Miquel F. Oliver Trobat

Professor da Universidade de Ilhas Baleares, Espanha.

Marcos Sorrentino

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da USP.