Escola normal rural: espaço de formação de grupos dirigentes. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0002

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Flávia Obino Corrêa Werle

Resumo

Propõe-se, neste texto, uma discussão acerca da formação do professor para escolas rurais no Rio Grande do Sul, oferecida na década de 1940 a 1970, em nível secundário, sinalizando que, pela qualidade e exigência da proposta curricular, formaram-se dirigentes e lideres para diversos espaços sociais da sociedade brasileira. É um texto síntese que analisa dados levantados por meio de entrevistas com ex-alunos e ex-professores, consulta a documentos, analise curricular de diversas escolas normais rurais do período.


Palavras-chave: Formação de professores. Habitus. Educação das elites.

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Como Citar
WERLE, F. O. C. Escola normal rural: espaço de formação de grupos dirigentes. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0002. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 33–39, 2012. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i1.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4226. Acesso em: 28 jun. 2025.
Seção
Caderno Temático - Educação no Campo