A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As concepções de meio ambiente dos professores podem nortear suas práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA). Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de EA e meio ambiente dos licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal localizada em Recife - PE e verificar o que estes pensam sobre sua formação e papéis como docentes. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário dissertativo. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa e quantitativa. Quinze estudantes definem meio ambiente sob a ótica naturalista. Enquanto onze concebem meio ambiente como natureza-sistema. Sobre as concepções de EA, nove são conservacionistas; três sistêmicas-científicas e quatro eco-educativas. Onze licenciandos se consideram aptos para o trabalho com a EA no ensino básico. Dezessete relatam contribuições positivas do ensino de Ciências e Biologia para a prática da EA como futuros docentes. Diante disso, ressaltamos a necessidade de incorporar ao ensino superior uma EA sistêmica, contextualizada e humanizadora. Propiciando, assim, aos futuros professores uma formação cidadã crítica, consciente, responsável e ativa em sua realidade.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.