A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO

Conteúdo do artigo principal

Izabelle Maria Nascimento de Rezende
Anderson da Silva Coutinho
Monica Lopes Folena Araújo

Resumo

As concepções de meio ambiente dos professores podem nortear suas práticas pedagógicas em Educação Ambiental (EA). Por isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de EA e meio ambiente dos licenciandos em Ciências Biológicas de uma universidade pública federal localizada em Recife - PE e verificar o que estes pensam sobre sua formação e papéis como docentes. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário dissertativo. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa e quantitativa. Quinze estudantes definem meio ambiente sob a ótica naturalista. Enquanto onze concebem meio ambiente como natureza-sistema. Sobre as concepções de EA, nove são conservacionistas; três sistêmicas-científicas e quatro eco-educativas.  Onze licenciandos se consideram aptos para o trabalho com a EA no ensino básico. Dezessete relatam contribuições positivas do ensino de Ciências e Biologia para a prática da EA como futuros docentes. Diante disso, ressaltamos a necessidade de incorporar ao ensino superior uma EA sistêmica, contextualizada e humanizadora. Propiciando, assim, aos futuros professores uma formação cidadã crítica, consciente, responsável e ativa em sua realidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
REZENDE, I. M. N. de; COUTINHO, A. da S.; FOLENA ARAÚJO, M. L. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESVELANDO CONCEPÇÕES E PAPÉIS DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL DE PERNAMBUCO. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 203–216, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6129. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
17(2)
Biografia do Autor

Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bolsista do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora na Rede Particular de Ensino de Pernambuco. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRPE.

Anderson da Silva Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bolsista do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor na Rede Particular de Ensino de Pernambuco. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFRPE.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Diretora e professora do Departamento de Educação da UFRPE. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em ensino de ciências pela UFRPE e bióloga licenciada pela mesma instituição.